Unhas bem cuidadas

Se tem um problema com o qual acredito que a maioria de nós já precisou lidar ou lida até hoje, esse problema são unhas fracas. Afinal, quando a gente fala nesse assunto, tem coisa mais frustrante do que unhas descamando, esbranquiçadas ou lascando? Então, como sei que muita gente por aqui adora falar de unhas e manicure, separei algumas dicas legais a respeito.

* Falando especificamente sobre manicure e esmaltes: evite retirar o esmalte das unhas e logo em seguida pintá-las novamente. As unhas são basicamente lâminas de queratina e não deixá-las respirar é algo que resseca essa queratina.

* Aproveite para tirar o esmalte à noite, aí aplique uma boa camada de hidratante (pode ser o mesmo que você usa nas mãos ou pés) também nas unhas e cutículas e deixe agindo enquanto você dorme. Ah, prefira também os removedores de esmalte sem acetona, já que a acetona também resseca e faz mal para as unhas.
* Quando for pintar as unhas, nunca esqueça da base: é ela que vai proteger as unhas dos pigmentos do esmalte, evitar manchas e também ajudar a fortalecer.

* As cutículas são a proteção das unhas, logo, retirá-las demais é abrir a porta para bactérias. Além disso, tanto as cutículas quanto pelinhas em volta das unhas funcionam da mesma forma: quanto mais você tira, mais elas crescem.

Além de tudo isso, às vezes, as unhas fracas denunciam também outros problemas de saúde, como estresse ou falta de algum nutriente no corpo. ‘Unhas fracas e queda de cabelo podem ser um alerta para alguma deficiência de vitaminas, sais minerais (ferro, principalmente) ou mesmo uma doença mais grave, como o hipotireoidismo. As vitaminas A, C, E e as do complexo B ajudam a ter pele e cabelos bonitos. A vitamina A é responsável pela renovação celular, C e E protegem conta o envelhecimento e têm ação antioxidante.

Cada uma destas vitaminas é encontrada num grupo específico de alimentos, que em uma dieta equilibrada tem suas necessidades facilmente supridas.‘, explica Livia de Andrade Bessa, médica dermatologista do Centro Dermatológico Giovanni Bojanini.