Sabe aquela frase que diz que “a beleza vem de dentro para fora”? Pois é isso que prometem os nutricosméticos, ou cápsulas da beleza, como são comumente chamados.

continua após a publicidade

Como o nome sugere, os nutricosméticos são cápsulas que devem ser ingeridas diariamente conforme a recomendação do produto.

As cápsulas, com variadas funções e comercializadas por diferentes fabricantes, possuem vitaminas e minerais com absorção feita mais rápida pelo organismo. Elas podem conter licopeno, flavonóides, ácido fenólico, queratina, vitamina C, A, E e zinco, por exemplo, e geralmente prometem maior elasticidade da pele e diminuição do envelhecimento do rosto. Alguns também prometem fazer unhas e cabelos crescerem mais fortes, reduzir a celulite e até um bronzeado mais intenso no verão.

Mas tudo isso não é lá muito em conta. Uma caixa com cápsulas para o tratamento de um mês pode chegar facilmente a R$ 200.

continua após a publicidade

E funciona? Alguns dermatologistas são a favor dos nutricosméticos, outros acham que ainda faltam estudos que comprovem a eficácia das cápsulas. Os médicos salientam também que nenhuma cápsula dá resultados sozinha e que é preciso ter uma dieta balanceada e cuidados básicos com a pele junto com o tratamento.

Os especialistas contam também que os nutricosméticos só funcionam mesmo se a pessoa tem alguma deficiência de nutrientes no corpo, se não, nada feito. Vale também prestar bastante atenção na fórmula das cápsulas para ver se você não tem alergia a algum componente. Mas o mais importante de tudo, antes de começar a tomar é preciso consultar um médico. Se você ficou curiosa sobre os nutricosméticos, converse com seu especialista e pergunte para ele sobre as cápsulas da beleza.

continua após a publicidade