Sabemos muito bem que qualquer artifício para se refrescar é bem-vindo nesse verão de temperaturas altíssimas, certo? Pois bem, já que é assim, por que não unir essa vontade com um produto que faz superbem para a pele? E é justamente esse o assunto da coluna de hoje: água termal, aquele tipo de líquido que vem em spray e serve para ser borrifado no rosto, corpo e até cabelo e que tem várias propriedades benéficas para a pele.

continua após a publicidade

A água termal nada mais é do que água retirada de fontes termais, como diz o próprio nome e, por isso, ela tem minerais na composição. Esse tipo de produto, se aplicado frequentemente, ajuda a restaurar a barreira natural de proteção da pele, o que contribui com a manutenção da hidratação e deixa a pele mais macia e rejuvenescida.

Apesar de as mais famosas serem fabricadas por marcas francesas (La Roche Posay, Vichy, Àvene, todas disponíveis no mercado brasileiro), algumas marcas locais, como Lindoya e WNF, já têm também suas versões, o que significa que o preço também diminui em relação às suas irmãs da França. Além disso, as propriedades que cada uma tem podem variar bastante de marca para marca, então, é bom sempre dar uma lida nos rótulos antes de escolher a sua.

Se a água termal tiver bastante selênio, por exemplo, significa que ela é antioxidante e, a longo prazo, vai ajudar a manter a pele jovem. Já as que têm mais bicarbonato de sódio deixam a pele mais macia. No geral, todas dão uma ajuda na hidratação, repõem minerais como magnésio, enxofre e potássio, que a pele perde durante a transpiração e ainda ajudam na cicatrização da pele.

continua após a publicidade

Ou seja, o verão é mesmo a hora perfeita para adquirir o hábito de borrifar água termal! Mas não esqueça que, para o produto fazer efeito, é bom aplicar sempre duas ou três vezes por dia – de manhã, antes do filtro do solar, e à noite, depois de lavar o rosto e antes de aplicar seu hidratante habitual, são dois bons momentos.