Você sabia que os cabelos podem ser classificados em quatro grandes categorias? Lisos, ondulados, cacheados e crespos? E que cada uma dessas pode ser subdividida em outros três tipos? E saber qual seu tipo de cabelo é algo que ajuda muito a fazer com que ele fique mais bonito, afinal de contas, fica mais fácil encontrar produtos que sejam adequados as suas necessidades.

continua após a publicidade

Os cabelos do tipo 1, por exemplo, são todos naturalmente lisos, sem nenhuma ondulação – o 1A compreende os cabelos finos, o 1B cabelos de espessura média e o 1C cabelos bem grossos. Os fios do tipo 1 costumam ser mais oleosos ou mistos, então shampoos para essas características (combinados com condicionadores bem hidratantes para evitar pontas ressecadas) costumam dar certo.

Já os do tipo 2 são ondulados – os dois primeiros tipos, 2A e 2B, têm apenas ondas em formato de S nos fios, enquanto o 2C já começa a formar cachinhos. Para cuidar desses tipos de cabelo, procure produtos que tenham tea tree (melaleuca) e óleo de jojoba. Além disso, usar o difusor na hora de secar pode deixá-los bem mais definidos.

Os cabelos do tipo 3 são os cacheados – o 3A tem cachos mais abertos, o 3B tem cachos um pouquinho mais fechados e o 3C tem cachinhos cujo diâmetro é mais ou menos o mesmo de um lápis. Tanto para os cabelos cacheados quanto para alguns tipos de crespos, é muito importante aplicar bastante creme para pentear, uma vez que esses fios costumam ser mais secos. Procure também por produtos com óleo de amêndoas.

continua após a publicidade

Por último, os cabelos do tipo 4 são os crespos. Os do tipo 4A são cabelos que tem cachinhos mais ou menos do diâmetro de uma agulha de crochê, enquanto os do tipo 4B já formam um Z invés de um cacho propriamente dito. Por fim, os cabelos do tipo 4C são cabelos bem densos, tanto que você não consegue identificar bem os cachinhos. Para esse tipo de cabelo, quanto mais hidratantes forem os produtos, melhor – procure por produtos com óleo de coco e óleo de jojoba.