Frio na pele

Com os meses mais frios do ano se aproximando, é importante lembrar que a pele exige cuidados específicos também no inverno. Sei que quando a gente fala em cuidados com a pele, lembramos direto de protegê-la contra o sol do verão, mas as baixas temperaturas também podem agredir – e bastante!

Em primeiro lugar, nessa época do ano costumamos tomar banhos mais quentes, certo? Pois bem, isso resseca muito a pele e contribui para alterar a composição do manto hidrolipídico, que é o hidratante natural produzido pelo corpo. Como é difícil abdicar da água quentinha no inverno, faça o possível para ser breve: tome um banho rápido, evite o excesso de sabonete (porque também costuma ressecar a pele) e de esfoliação (seja com produtos esfoliantes ou mesmo com buchas vegetais). Além disso, não pule o hidratante corporal – sei que muita gente tem preguiça, mas não passá-lo vai deixar a pele ressecada, áspera e esbranquiçada – se você não tem mesmo o hábito, que tal um hidratante corporal de banho? Já existem vários no mercado e, apesar de não ser tão potentes quanto um hidratante convencional, ajudam a recuperar a pele das agressões do inverno e são muito práticos de aplicar (agora não tem desculpa, hein?).

Já a pele do rosto também precisa de hidratação específica – sim, mesmo se você tiver a pele oleosa. A pele do rosto está ainda mais exposta às agressões do clima frio, porque ainda aguenta o vento. Para isso, o melhor é não descuidar do hidratante facial (mas escolha um adequado para o seu tipo de pele – e uma boa ideia para potencializá-lo é misturar uma gota de óleo de jojoba puro ao hidratante, isso deixa o rosto muito macio e hidratado) nem do protetor solar, além disso, a regra de beber bastante água durante o dia vale também para o inverno, viu?