Diariamente perdemos dezenas de fios de cabelo, isso faz parte do tempo de vida de cada fio e é bastante normal. Porém, se a queda for excessiva, vale procurar um especialista para confirmar se a queda é natural, ou se é realmente um problema que deve ser tratado.

continua após a publicidade

Nas mulheres, a maior causa da queda capilar é o stress do dia a dia e o abuso das colorações e químicas, principalmente os alisamentos que utilizam a tração dos fios. Já nos homens, fatores hereditários e a própria ação dos hormônios pode causar a calvície. Os especialistas dizem que os fios de cabelo masculino começam a cair por volta dos 20 anos, mas como a cabeleira ainda é vasta, poucos homens percebem os primeiros indícios da calvície. Os tratamentos iniciados nessa idade são os que dão um melhor resultado.

Várias são as formas de tratar a queda capilar, a mais simples delas é combater a oleosidade do couro cabeludo, um dos grandes causadores da perda dos fios. Existem ainda tratamentos tópicos com loções que prolongam a fase de crescimento dos fios e também o tratamento com comprimidos. Mas cuidado, vale ressaltar que os medicamentos para queda capilar são diferentes para homens e mulheres, então não arrisque com indicações de pessoas que não são especializadas no assunto.

Para casos mais graves, pode ser indicado a carboxiterapia, que melhora a circulação e oxigenação dos tecidos, a intradermoterapia com um medicamento vasodilatador e até o implante capilar. Muitos destes tratamentos possuem contraindicações, portanto, consulte seu médico antes de iniciar qualquer um deles.

continua após a publicidade