Cuidados para lavar os cabelos

Já notou como damos muito mais atenção aos produtos de tratamento dos cabelos e em como realizá-los – uma hidratação, por exemplo – do que a uma simples lavagem? E a forma como a gente lava o cabelo também influencia bastante na saúde e aparência dos fios, então achei que valia abordar o tema aqui em forma de algumas dicas. Elas são bem simples e práticas – em mim fizeram diferença, mas obviamente não são regras.

1) Lave menos os cabelos. Tem gente que tem os fios naturalmente oleosos mesmo e não tem muito o que fazer nesse caso. Mas muita gente tem cabelo normal e provoca oleosidade (água quente, atrito com água, atrito com toalha, secador de cabelo: tudo isso provoca oleosidade). Vejo muita gente que lava o cabelo totalmente sem necessidade – se você chegou em casa hoje e sabe que amanhã não vai sair, deixe para lavar amanhã. Ou no outro dia, antes de sair. Diminuir um tiquinho o ritmo de lavagens faz bastante diferença, acreditem!

2) Na hora de aplicar o shampoo, evite encher a mão de produto e espalhar no cabelo todo fazendo aquela maçaroca. Divida o processo em dois – e a quantidade de shampoo também (precisamos de muito menos shampoo do que achamos que precisamos). Da primeira vez, aplique só um pouquinho e massageie o couro cabelo, sem juntar todo o comprimento dos fios junto. Na hora que você enxágua, a espuma que vai passar pelo resto do cabelo é o suficiente para limpá-lo. Depois do enxágue, repita o processo, de novo com menos produto do que costuma usar.

3) Água fria é uma coisa maravilhosa, deixa o cabelo brilhante e agride menos que água super quente. Também não precisa tomar banho frio toda vez, mas se você faz isso uma vez ou outra (aproveite o verão!), também já diminui mais um pouco as agressões aos fios.

4) Quando sair do banho, evite fazer aquele turbante com a toalha muito forte e ficar com aquilo na cabeça por tipo uma hora enquanto decide que roupa usar. Use só para passar hidratante/se vestir com mais praticidade, mas depois tire para evitar que o couro cabeludo fique abafado.
E aí, quem se anima a tentar?