Como tratar espinhas

Primeiro conselho que dou para quem se incomoda com a acne é procurar um médico dermatologista e para as mulheres, até um ginecologista. Só o médico especialista saberá dizer o que está desencadeando as espinhas, como tratar o problema e quais medicamentos – que atualmente são muito eficientes – tomar ou passar na pele.

Eu sofri durante anos com a acne e fiquei com o rosto marcado por cicatrizes. Hoje sei que se tivesse ido ao médico mais cedo, teria descoberto antes que meu problema era hormonal e não teria perdido tempo e dinheiro. Quem sabe hoje não teria tantas marcas e cicatrizes na pele.

Além de seguir a recomendação médica, também vale escolher produtos específicos para peles oleosas ou acneicas. Uma boa sugestão é procurar por sabonetes e loções secativas que podem ser ótimos aliados ao tratamento. Como muitos desses itens possuem ácido salicílico na fórmula, não deixe de fazer um teste na pele do braço antes de usar. Algumas pessoas têm sensibilidade a esse ingrediente.

Para quem quer esconder e disfarçar a acne, vale procurar por corretivos em creme de alta cobertura e por bases de acabamento natural, mas que possuem poder de cobrir as manchas e imperfeições.
Para o corretivo, duas boas opções são o Corretivo de Alta Cobertura da Quem disse, Berenice? e o corretivo Radiant Creamy da Nars. Uma base muito conhecida por seu poder de cobrir espinhas é a Base HD da Make Up For Ever. Outras opções são a base Lock-It da tatuadora Kat Von D, Base Mousse de Natura Uma ou a Super Stay da Maybelline. Todas elas têm ótima cobertura, mas não exagere na camada de maquiagem ou o resultado pode ficar superficial e pesado demais no rosto.