Quando estava aprendendo a me maquiar, achava muito difícil encontrar o tipo certo de base para minha pele, que sempre foi muito oleosa. Depois de testar uma variedade grande de tipos e marcas, agora já sei o que funciona. A coluna de hoje é um guia pra ajudar quem, assim como eu, tem algumas dúvidas na hora de buscar a base ideal.

continua após a publicidade

Os maquiadores contam que, se alguém elogiar sua base na rua, é melhor voltar para casa e tirar tudo. Segundo eles, a melhor base é aquela que parece sua pele de verdade. Aquela que é tão natural que nem parece que tem algo sobre o rosto – teoricamente, ninguém perceberia que está usando base, apenas que sua pele está mais uniforme e bonita.

Neste mesmo sentido, a cor da base também tem que ser igualzinha ao seu tom de pele. Nem mais escura, nem mais clara. A melhor forma de escolher a cor de base é ir até uma loja sem maquiagem nenhuma e testar o produto na face. Olhe bastante no espelho tanto na luz artificial como na luz do dia e veja se a cor é idêntica à do seu rosto.

É uma tarefa difícil e, às vezes, é necessário até misturar dois tons de base para chegar à sua cor ideal, mas é melhor do que ficar com o rosto muito pálido ou mais escuro que o resto do corpo. Algumas bases são mais transparentes que outras e acabam se fundindo ao tom do rosto, deixando esta missão mais fácil.

continua após a publicidade

Mulheres de pele seca devem procurar pelos produtos com hidratação ou proteção , que são naturalmente mais emolientes. Jás as pessoas de pele oleosa devem procurar por bases livre de óleo e sem componentes hidratantes.

Aqui, a dica de testar o produto no rosto ainda é superválida. Vá até a loja e explique para a vendedora que gostaria de ver a atuação da base na pele. Depois disso, vá passear, volte ao trabalho, continue seu dia a dia e analise o resultado do produto na pele ao longo do dia. Esta é a melhor forma de não desperdiçar dinheiro comprando algo que não funcionará em você.

continua após a publicidade

No mercado, existem bases mais leves e com pouca cobertura e outras mais pesadas e com cobertura bem grande, que cobrem todas as manchinhas do rosto. Procure conforme sua necessidade. Para aplicar, é possível espalhar o produto com os dedos ou com um pincel apropriado, só precisa cuidar para espalhar bem, para ficar com um visual bem homogêneo.