Chocolate e acne

Sabia que o mito de que chocolate causa espinhas não é verdadeiro? O que pode ocasionar a acne é na verdade um componente usado na fórmula do doce para deixa-lo mais açucarado. Segundo a dermatologista Dra. Thais Pepe: “O cacau em si não tem relação com o aumento da acne. O ideal é optar pelas versões com maior concentração de cacau, como o amargo e o meio amargo”.

Já a Dra. Lilia Guadanhim, dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta que devemos prestar atenção não só no índice de cacau dentro do chocolate, mas também nos alimentos com alto índice glicêmico, aqueles alimentos que causam uma elevação rápida da glicemia e por isso são responsáveis por picos de insulina e IGF-1. Alguns deles são o sorvete, pães, bolos, batatas fritas. Outro item a tomar cuidado é o leite, o consumo, em especial leite desnatado, em quantidade maior que 2 copos/dia, pode piorar o quadro de acne, pois estimula a produção de IGF-1.

Para o nutrólogo Dr. Carlos Reginato, “os efeitos positivos que o cacau proporciona ao nosso organismo são diversos. Ele é um alimento repleto de antioxidantes, vitaminas, sais minerais e ácidos graxos. Possui efeito estimulante sobre o sistema nervoso e pode ser utilizado até no tratamento de depressão leve”. Como a Dra. Thais, Dr Carlos ressalta que a concentração de cacau é superior no chocolate meio amargo e amargo, portanto os efeitos benéficos também são mais intensos. “O ideal são as opções que têm acima de 70% de cacau, pois quanto maior a porcentagem, mais saudável ele é”, reforça o nutrólogo.

Sabendo escolher o doce certo com parcimônia, o chocolate não dá espinhas e ainda pode ser benéfico para a saúde.