Hoje em dia, a oferta de cremes e máscaras para o rosto é tão grande que muitas vezes a gente se esquece de um produtinho ótimo e que traz vários benefícios para a pele – a argila. E o mais legal é que as máscaras de argila são totalmente customizáveis, ou seja, você pode fazer sua própria misturinha em casa de acordo com as necessidades da sua pele, além de serem naturais.

continua após a publicidade

Em primeiro lugar, você deve escolher o tipo da argila que vai usar – as principais variedades são a verde (controla a oleosidade e elimina toxinas), a branca (clareia a pele), a amarela (esfoliante, ou seja, elimina células mortas) e a vermelha (previne rugas e esfolia). Todas podem facilmente ser encontradas em casas de produtos naturais e vêm em pó – para fazer a máscara, você deve misturar um pouquinho dele com água. Não existe medida certa, é bom ir fazendo aos pouquinhos até sentir que a consistência está como uma pasta.

Mas aí entra também a questão do tipo da água – não falei que essas máscaras eram totalmente customizáveis? Pois bem, em vez de usar água normal no processo, você pode usar uma água termal com características específicas. Ou ainda turbinar a mistura com óleos essenciais. Atualmente, várias marcas nacionais produzem água termal, ou seja, elas já não são mais tão caras quanto há alguns anos – uma boa ideia é a de lavanda, que tem propriedades calmantes e relaxantes, ou então uma que tenha menta, pois são superrefrescantes. E, caso você queira se aventurar nos óleos essenciais, os de lemongrass, palmarosa e melaleuca são boas pedidas (é só adicionar algumas gotinhas na mistura de argila e água). O primeiro é indicado para diminuir a oleosidade da pele, enquanto o segundo tem propriedades clareadoras e o terceiro é ótimo para peles com acne, pois ajuda na cicatrização.

Depois que sua máscara estiver pronta, é só aplicar no rosto limpo e seco e esperar mais ou menos 15 minutos então basta enxaguar com água e pronto.

continua após a publicidade