Todo ano, o cinema nos presenteia com obras que nos fazem rir, chorar e refletir… e com filmes que nos fazem questionar o que estamos fazendo da vida enquanto assistimos a eles. E aqui vai a minha seleção pessoal dos 10 piores filmes do ano, divididos em categorias muito especiais que celebram a arte – ou a falta dela – de errar na telona. É claro que essas escolhas são subjetivas, mas, convenhamos, algumas dessas pérolas se esforçaram demais para estar aqui.
Força, foco e fé. Vamos à lista!
CATEGORIA FRANJINHA, ME SALVA
TURMA DA MÔNICA – REFLEXOS DO MEDO
Nem vamos falar o quanto o elenco atual perde de lavada para o elenco dos filmes de Daniel Rezende, que daí é covardia. Mesmo sendo outro universo e outra produtora, porém, fica claro que algo saiu muito errado aqui. Um filme baseado em quadrinhos no estilo mangá que simplesmente ignora essa origem. Um filme sobre adolescentes dos anos 2020 que abre com Legião Urbana e por aí vai. Com diálogos recitados de forma constrangedora, efeitos visuais mambembes e a capacidade de não concluir nenhum dos arcos que apresenta, Turma da Mônica Jovem é, infelizmente, uma salada insossa da pior qualidade.
CATEGORIA QUE TÍTULO É ESSE?
O CONCERTO MALDITO – A SINFONIA DO MAL
No Prime, nem o título escapou da indecisão – já são dois de uma vez! A trama gira em torno de uma flautista que se queima (literalmente) ao destruir sua própria composição, deixando uma crise para a orquestra comandada pelo saudoso Julian Sands. Outra flautista tenta completar a obra, mas descobre que ela está ligada ao espírito maligno do Flautista de Hamelin – ou algo parecido. Apesar de um início promissor, o filme, como é de se esperar, desanda após 65 minutos, salvando-se apenas pela trilha assustadora de Christopher Young.
CATEGORIA ERA PRA ASSUSTAR?
O TARÔ DA MORTE
É tão ruim que chega a ser divertido. Porque é bem ruim. Um grupo de amigos encontra um tarô amaldiçoado em uma cabana e, claro, decide abrir a caixa com o baralho do mal. O dito cujo liberta uma astróloga medieval vingativa – ou algo assim -, trazendo monstros bizarros e mortes mazomenos criativas. No meio do caos, uma velha aleatória aparece com uma solução clichê, enquanto o amigo gordinho do Homem-Aranha questiona o roteiro – o que, convenhamos, é o mínimo. Um filme com autoconsciência, pelo menos.
CATEGORIA COM GRANDES PODERES VÊM GRANDES CAGADAS
MADAME TEIA
Senhor do céu, o que foi isso?
Help me, Peter Parker, help me Gwen Stacy.
Mas vamos ser sinceros, ainda é melhor que Morbius e você consegue se divertir por conta dos diálogos absurdos, das sequências de ação esdrúxulas, do pior vilão da Marvel em muito tempo e do estelionato cultural de alto nível de picaretagem (as heroínas e suas fantasias aparecem apenas em sonhos de alguns personagens).
Em resumo: diversão para toda família.
CATEGORIA QUEM ME DERA SER UM PEIXE
MERGULHO NOTURNO
Aqui temos uma daquelas casas que são uma pechincha e a família nunca pergunta o porquê. Eles não sabem, porém, que há uma PISCINA AMALDIÇOADA nos fundos, que ao mesmo tempo que parece curar o pai que sofreu um acidente, tenta sugar a alma das crianças e da esposa! Quando, no melhor estilo Amityville, o patriarca fica meio doidão e quer matar todo mundo, você só lamenta que ele não tenha se afogado lá nos primeiros minutos. Veja por sua conta e risco.
CATEGORIA GREYS ANATOMY IN THE SEA
ARMADILHA EM ALTO MAR
Duas amigas decidem curtir um dia de jet ski com os boy magia, mas tudo desanda quando um acidente joga o grupo em um pesadelo de tráfico humano e transplantes ilegais. Presas em um barco, elas enfrentam um marinheiro mal-encarado e um médico suíço que coleciona órgãos. Entre fugas dramáticas e lutas absurdas, a trama culmina em um final tão caótico quanto previsível. No fim, a Guarda Costeira resgata as sobreviventes, enquanto os boys são esquecidos no fundo do mar. Uma história cheia de surpresas e zero saudade.
CATEGORIA LARGA O OSSO, REX
HELLBOY E O HOMEM TORTO
Este novo Hellboy promete fidelidade aos quadrinhos, mas entrega algo próximo a um fanfilm de YouTube, com orçamento de pastel de feira e efeitos dignos de um PlayStation 3. A direção falha em equilibrar terror folclórico com ação mirabolante e repetitiva, enquanto o roteiro traz diálogos constrangedores e uma trama genérica. O protagonista, que eu não faço questão de lembrar o nome, passa longe do legado de Ron Perlman ou David Harbour. No fim, é só uma grande tristeza para os fãs.
CATEGORIA TE CUIDA, TED BUNDY
O MANÍACO DO PARQUE
Eita, dureza. Ao contar a história do Maníaco do Parque, o diretor Maurício Eça faz uso dos piores clichês que já seriam meio constrangedores há pelo menos uns 15 anos. As escolhas narrativas são completamente equivocadas, desde colocar como protagonista uma jornalista fictícia que parece estar ali apenas para panfletar no pior sentido possível, até a representação canhestra do assassino, que nem o talento imensurável de Silvero Pereira consegue ajudar.
CATEGORIA EU, ROBÔA
ALICE: SUBSERVIENCE
Em um futuro no qual androides fazem tudo e mais um pouco, um engenheiro compra uma babá androide para cuidar dos filhos enquanto a esposa está no hospital. Só que, em vez de algo discreto, ele escolhe o modelo “Megan Fox com voz rouca de vestido curto”, e claro, nada dá certo. A androide, Alice, começa atuando de forma profissional, mas logo a coisa descamba pra um 50 Tons de Iphone. Megan Fox, robótica [tu dum] mas esforçada, é o destaque de um filme que tenta ser crítico como Blade Runner, mas tá mesmo na linha Cine Privé futurista.
CATEGORIA PAGANDO AS CONTAS EM ATRASO
A LIBERTAÇÃO
Lee Daniels, de Preciosa, chega à Netflix com um terror que é, na verdade, um caso de possessão — mas do público pelo tédio. Andra Day é a única que ainda tenta salvar o barco, enquanto Glenn Close parece ter sido possuída pelo espírito do “me paga e eu faço qualquer coisa”. Quando o filme tenta ser assustador, vira um festival de clichês de liquidação: contorcionismos bizarros, efeitos digitais meio vergonhosos e jump scares pra lá de manjados. Glenn Close, coitada, faz o que pode com diálogos sofríveis, mas nem todo o talento do mundo salva esse desastre.
E aí, o que achou dessa lista. Qual filme deveria estar aqui e qual foi colocado por engano? Deixe seu comentário.