Você pode ajudar a promover a inclusão de pessoas com deficiência

Imagem mostra um jovem sentado numa cadeira de rodas, com fones de ouvido e um tablet nas mãos
Você também pode ajudar pessoas com deficiências. Foto: Deposit Photos

Neste sábado, 21/09, celebramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Essa data traz à tona a importância de garantir direitos e promover a inclusão de milhões de pessoas que convivem com limitações físicas, mentais e intelectuais.

E quanta dificuldade essas pessoas enfrentam no dia a dia!

São desafios diários, que vão desde tarefas simples como se locomover ou se alimentar, até a superação de obstáculos para acessar o mercado de trabalho e participar plenamente da sociedade.

Salve vidas no “Setembro Amarelo”; saiba como ajudar

Todos sabemos que a deficiência não define uma pessoa. E a gente viu isso recentemente nos Jogos Paralímpicos. Os atletas foram verdadeiros exemplos de inspiração, superação e mostraram que as pessoas com deficiência podem ir muito além do que imaginamos, se receberem atendimento e apoio adequados.

Alfabetização: o primeiro passo para mudar o mundo

Mesmo assim, ainda há muito a ser feito para que a inclusão seja uma prioridade no Brasil. Começo destacando, que a inclusão não acontece apenas com leis, mas também, com conscientização e ações práticas que combatam o preconceito e a ignorância em relação ao tema.

O que é possível fazer pra apoiar essa causa?

Uma das maneiras mais concretas e eficientes que você tem para colaborar com essa causa é apoiando projetos e organizações que promovem os direitos das pessoas com deficiência. Por isso, quero apresentar aqui o trabalho de duas ONGs que atendem centenas de pessoas com deficiência e garantem, para essas pessoas, o acesso à educação, à saúde e assistência social.

+ Leu essa? Se você tem um teto, agradeça!

A Escola Vivian Marçal, por exemplo, atende mais de 250 pessoas com deficiência física neuromotora e também com múltiplas deficiências. O objetivo da ONG é dar uma vida mais digna para as crianças com deficiência, para que, assim, elas consigam superar os desafios do dia a dia.

E a AFECE – trabalha pra desenvolver a comunicação, a cognição, a coordenação motora, as habilidades socioemocionais, tudo que proporcione uma maior qualidade de vida pra essas pessoas. E olha que essa tarefa não é fácil, porque eles atendem quase 6 mil pessoas todo mês. É muita gente que passa por lá! E pra garantir esses atendimentos todos, eles precisam de muita ajuda.

Instagram: https://www.instagram.com/afece.curitiba/

Facebook: https://www.facebook.com/afece.curitiba

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, meu convite pra você é claro: reflita sobre a inclusão e aja para que criemos uma sociedade onde todos tenham as mesmas oportunidades, independentemente de suas limitações. A verdadeira inclusão começa com pequenas atitudes, e a sua iniciativa pode fazer toda a diferença.

E então, bora causa o bem?


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna