Vamos parar um minutinho pra fazer um exame de consciência. Você aí, que tá lendo esse texto agora, tem algum tipo de preconceito racial, religioso, cultural ou de gênero? Te pergunto porque no último dia 16 de novembro, foi celebrado o dia internacional para a tolerância.

continua após a publicidade

+ Leia mais: A arte como agente transformador de vidas

Mas afinal, por que esse dia existe? Essa data internacional, criada pela ONU, vem nos lembrar que ser tolerante é ajudar a combater discursos e atitudes que provocam medo, que incitam a raiva, que promovem exclusão. E que também é nosso dever exercitar a tolerância e dar exemplo aos jovens para que julguem menos e respeitem mais.

Novembro Azul: hora de falar sobre a saúde masculina

continua após a publicidade

Já imaginou como a nossa sociedade seria melhor se todos tivessem respeito às diferenças? E se, além de respeito, a gente valorizasse de verdade as diferentes culturas, religiões, formas de pensar? Com certeza a gente viveria mais em paz, de forma muito mais harmoniosa.

Livros e leitura: o começo de uma sociedade melhor

continua após a publicidade

Presenciamos a intolerância tão de perto nas eleições. Amizades se acabando, incompreensão e desrespeito com a forma diferente de pensar das outras pessoas. Eu, pessoalmente, acho muito triste quando a intolerância prevalece.

+ Leia mais: Combate à pobreza: para problemas complexos, não existem soluções simples

Agora, também estamos vivendo isso nas guerras. A intolerância religiosa e cultural que alimenta o conflito no Oriente Médio, levando tantas pessoas à morte. Realmente é muito triste. Mas trazendo aqui pra nossa realidade, a intolerância está presente no discurso de ódio que a gente vê nas redes sociais, no julgamento que a gente faz de fulano ou beltrano, na omissão ao presenciar o racismo, o preconceito. Isso precisa mudar. E podemos fazer mais por essa causa!

+ Dia do Deficiente Físico: transformando limitações em capacidades

Como ajudar a construir uma sociedade mais tolerante?

Além de deixar de seguir canais, pessoas e redes sociais que promovem qualquer discurso preconceituoso e intolerante, a gente pode se educar e educar as pessoas a nossa volta para que sejam mais tolerantes, para que vejam real valor na opinião diferente, para que sejam mais respeitosas nas mais diversas situações.

E podemos ajudar ONGs que atuam nessa causa. A ONG Todas Marias, por exemplo, faz um belo trabalho de acolhimento e apoio para vítimas de violência, de preconceito e de ódio, e também faz a mediação de conflitos. Deixamos aqui os contatos pra você causar o bem agorinha mesmo. E então, minha gente, bora ser mais tolerantes e ajudar a construir uma sociedade cada vez melhor?

ONG Todas Marias

Contato: https://todasmarias.org.br/

Instagram: @institutotodasmarias

Precisam de: Materiais de limpeza, móveis para sede nova, fraldas e outros itens de higiene pessoal, leite em pó.


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom