Você ama os pets? Então esse recado é especial para você!

Foto: Freepik

Quem é que não se derrete com o olhar de um cachorrinho, de um gatinho ou de um pet fofinho? Quase tooodo mundo quer levar um bicho pra casa, afinal eles realmente são muito fofos. Mas para tomar a decisão de pegar, comprar ou adotar um pet, a gente tem que ir além do que manda o coração e pensar em vários detalhes.

Estamos no Dezembro Verde, o mês de esclarecer a população sobre a guarda responsável dos animais.

+ Leia mais: Você já leu a Declaração Universal dos Direitos Humanos? Pois deveria!

POR QUE TEMOS DE FALAR SOBRE O ABANDONO ANIMAL?

Porque especialmente nesse período de festas de fim de ano e férias, muitos animais são abandonados nas ruas, nos parques e até por aí nas estradas. Os registros de abandono e a demanda das ONGs que trabalham com essa causa não param de aumentar! E elas que já acolhem animais maltratados e doentes, nessa época acabam recebendo ainda mais denúncias e animais abandonados.

Você é intolerante? Leia e descubra

É…tem muita gente com guarda IRRESPONSÁVEL. Muita gente má e insensível. Sim, porque o coitado do animal depende totalmente da gente. Isso aumenta a nossa responsabilidade de lutar para que situações como essa não aconteçam.

+ Leia mais: A arte como agente transformador de vidas

O abandono além de trazer riscos para o animal, também traz pra riscos pra nós. Por exemplo, quando os cães são abandonados na estrada, podem até provocar um acidente. Nas ruas podem ficar assustados e atacar pra se defender.

Quero ajudar. O que posso fazer?

Que bom que temos várias maneiras de ajudar essa causa. Se liga aí:

  • A gente pode ficar atento e alertar também as pessoas a nossa volta para que antes de pegar, comprar ou adotar um bichinho, tenha consciência que além de serem fofos eles sentem fome, frio, ficam doentes, ficam tristes, ou seja, eles têm sentimentos e necessidades. Então além de um bom espaço pra se movimentar, os pets precisam de atenção, de tempo. E quem vai cuidar tb precisa também ter disponibilidade financeira pra consultas em veterinários se for preciso, pra comprar ração, vacinas, pra deixar em hotel ou pagar um cuidador quando for viajar.
  • Denuncie os maus tratos e abandono pelo 181
  • Ajude uma ONG. Pelo menos nesse período em que a demanda aumenta tanto. Doe um pacote de ração, jornais velhos, seja voluntário, receba um bichinho como lar temporário, dê uma ajuda financeira ou adote um novo amigo de forma responsável.
  • Não sabe por onde começar? A gente facilitou a sua vida:

Associação Projeto Ajudei – https://projetoajudei.com.br/ – @projetoajudei

Amigo Animal – https://amigoanimal.org.br   / @amigonaimalpr

Voltar ao topo