É hoje que você vai conhecer os maiores mitos e verdades sobre o trabalho social que as ONGs fazem para a sociedade. Essas organizações, apesar de prestarem serviços essenciais, muitas vezes são envolvidas em mentiras e a gente acaba criando mitos a partir disso. Então bora esclarecer o que é fato e o que é boato!
Sem enrolação eu já vou revelar o mito número 1:
ONG não precisa de dinheiro pra funcionar.
Pura mentira, gente! Precisa sim! Muita gente pensa que, por serem sem fins lucrativos, elas não precisam de dinheiro, mas como qualquer organização, tem que ter grana pra manter uma estrutura, pagar a conta de luz, prestar serviços, pra fazer as coisas acontecerem e também pra pagar os funcionários.
E por falar em funcionários, vamos ao mito número 2:
ONGs funcionam só com voluntários.
Gente, não é bem assim. Claro que os voluntários são super importantes, mas muitas ONGs precisam ter funcionários pagos para conseguir manter a operação e prestação de serviços rodando direitinho nos trilhos. Essencial, né?
Bora pro mito número 3:
As ONGs só fazem trabalhos assistencialistas
Muita gente acredita que as ONGs só realizam iniciativas pontuais como doações e coisas do gênero, que não mudam a condição de vida das pessoas. Graaande mentira! Toda semana a gente divulga aqui na coluna os trabalhos maravilhosos feitos pelas ONGs que acolhem crianças, idosos, que promovem a saúde, a educação, que protegem o meio ambiente os animais, combatem a fome…Então, minha gente, as ONGs não fazem apenas trabalhos pontuais, elas transformam vidas!
E depois de tanto boato, agora vamos falar de uma verdade importante: As ONGs precisam do nosso apoio pra gerar impacto social, pra atender as milhares de pessoas que elas ajudam e pra continuar transformando vidas. Por isso, se você puder contribuir com doações materiais ou financeiras, fazendo um trabalho voluntário, ou participando de algum evento que ajude na arrecadação de recursos, você também vai colaborar pra que a gente tenha uma sociedade cada vez melhor, mais justa, menos desigual. E fica a dica: não acredite em mitos, porque as ONGs são grandes agentes de transformação.
Quer saber mais? Conheça o trabalho que o Instituto GRPCOM faz para apoiar as ONGs em todo o Brasil.
Até a próxima semana.