Você já parou pra pensar que pode transformar o mundo dedicando só uma hora por semana? Parece pouco, né? Mas eu prometo: pode fazer uma diferença gigante. Com o Dia Internacional do Voluntariado chegando (é dia 5, hein!), resolvi trazer essa conversa aqui pro blog de um jeito diferente. Hoje, quero mostrar como pequenas ações podem ser grandemente transformadoras — não só pra quem recebe, mas pra você também.

continua após a publicidade

Já colocou a solidariedade na sua lista de Natal?

Quando falo em “uma horinha por semana”, é exatamente isso! Não tô dizendo pra você largar tudo e ir pra um campo de refugiados ou fazer algo digno de um super-heroi. Tô falando de algo simples, acessível e que cabe no seu dia a dia. Sabe tocar violão? Contar histórias? Fechar um caixa? Ajudar uma ONG a organizar as redes sociais? Tudo isso é voluntariado!

E o melhor: o voluntariado não é só bom pra quem recebe, é bom pra quem faz. Li um estudo esses dias que dizia que voluntários têm níveis mais altos de felicidade e bem-estar. Faz sentido, né? Ajudar os outros traz propósito, alegria, e ainda dá um boost na saúde mental.

continua após a publicidade

Novembro Azul: cuidar da saúde é coisa de homem!

Tem uma vaga esperando por você

Agora, uma boa notícia: tem uma vaga de voluntariado esperando por você neste exato momento! ONGs do Brasil inteiro precisam do que você sabe fazer. E pra dar aquela forcinha, vou deixar no final deste texto um link para o banco de vagas da Free Helper, nossa parceira, onde você pode encontrar uma oportunidade que tenha tudo a ver com você.

continua após a publicidade

+ Leia mais: A potência das favelas; talento, trabalho e luta

Quer um exemplo inspirador? A Sonia Ana, psicóloga, é voluntária na ONG Acrica, que atende crianças, adolescentes e suas famílias, fazendo um trabalho lindo de fortalecimento de vínculos. Vale a pena conhecer. A Sonia começou a voluntariar lá, e já transformou a vida de diversas famílias. A gente recebeu um depoimento de uma família que descobriu que o jovem tinha TDAH. E a partir dessa descoberta a família passou a entender porque ele tinha certos comportamentos e recebeu orientação de como lidar com esse jovem no dia a dia.

Hoje a família entende melhor e está muito mais preparada pra conviver bem com esse jovem. E olha só quantas pessoas foram impactadas pelo trabalho voluntário da Sonia Ana. Esse é o poder do voluntariado e de “uma horinha” por semana: transformar vidas.

E sabe o que é mais legal? A Sonia só precisou usar o conhecimento que já tinha pra fazer uma baita diferença. Você também pode fazer isso! Oportunidade não falta. O importante é dar o primeiro passo. Lembre-se: o voluntariado não precisa ser perfeito, só precisa ser verdadeiro. Porque não é sobre mudar o mundo inteiro de uma vez, mas sim sobre mudar o mundo de alguém.

E aí, bora transformar o mundo? Comece por aqui:

Vagas voluntárias –

ONG ACRICA: https://acrica.org.br/

Insta: @acricapr


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom