Eu aposto que só de ler as palavras “boas ações” você já pensou em muitas coisas que poderia fazer, como doar mantimentos, roupas ou cobertores (agora que o inverno se aproxima), fazer a alegria de quem precisa, como crianças doentes, idosos ou pessoas em situação de vulnerabilidade social em uma ação social, ou quem sabe até ser voluntário em uma ONG.

continua após a publicidade

+ Veja também: Adoção: um ato de amor e responsabilidade

Vontade de mudar o mundo para melhor é o que não falta! E são muitas as formas de ajudar. Mas, apesar de todo o dia ser o dia certo para fazer uma boa ação, às vezes nós precisamos de um empurrãozinho para começar, não é mesmo?

É trabalho, estudo, filhos, casa… Tanta coisa pra fazer! E de repente, quando a gente vê, não deu tempo de participar daquela ação social, nem de fazer aquela doação e muito menos de prestar um serviço voluntário. A verdade é que nosso tempo está cada vez mais disputado e até mesmo as organizações sociais, que trabalham com boas ações, nem sempre conseguem colocar em prática os projetos maiores e mais desafiadores.

continua após a publicidade

+ Veja mais: Você sabe o que vai comer na próxima refeição?

É por isso que existe o DBA, o Dia de Boas Ações, o maior movimento social e de voluntariado do planeta, que reúne as organizações que precisam de apoio com as pessoas que querem colaborar com as mais diversas causas. Este ano, os eventos aconteceram no mundo todo, entre os dias 22 e 28 de maio (é tanta gente e tanta vontade de ajudar, que o DBA se estendeu por uma semana!) e contaram com várias ações, desde grandes mobilizações para recolher lixo nas praias ou distribuir marmitas até oficinas e exposições para comunidades carentes, sem contar os fóruns e palestras pensados exclusivamente para as ONGs e voluntários.

continua após a publicidade

No Brasil, o DBA é uma ação do Attados, e aqui no Paraná o evento foi organizado pelo Movimento Pelo Voluntariado de Curitiba, com apoio do Programa Impulso e da Free Helper, e só acaba na sexta-feira, dia 2 de junho. Se você faz parte de uma organização social, ainda pode participar! O evento de encerramento será no dia 2/06, das 9h às 17h, no Auditório do Mercado Municipal de Curitiba.

+ Viu essa? Que nota você daria para o seu convívio familiar?

E se você quer fazer uma boa ação, não precisa esperar até o ano que vem, não! Considere esse texto o incentivo que faltava para você dedicar um dia (na verdade até algumas horas) para fazer uma boa ação! E aqui vão algumas dicas do que você pode fazer:

  1. Reúna-se com a família, os amigos ou os vizinhos e separem roupas e cobertores em bom estado para doar para a Campanha do Agasalho, assim apenas uma ou duas pessoas precisam se deslocar para levar as doações aos pontos de coleta;
  2. Você sabe costurar, cozinhar ou tem alguma habilidade que pode ensinar? Procure uma ONG, escola pública ou associação para oferecer uma oficina para a comunidade;
  3. Quer ser voluntário ou encontrar uma organização que precise de apoio? Acesse o site do Programa Impulso para saber como começar: https://bit.ly/voluntariadofreehelper

Faça o seu Dia de Boas Ações e compartilhe com a gente! Marque o @institutogrpcom e a @tribunapr nas redes sociais para inspirar ainda mais pessoas a fazerem o mesmo. E sempre que tiver uma oportunidade de fazer o bem, não deixe para depois!


>>> Nos acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom