Começo de ano, calor, férias e aqueles dias de sol que a gente tanto ama. Mas, junto com toda essa vibe positiva, também vem um alerta importante: a proteção contra o câncer de pele. Se você é do tipo que adora um solzinho, quer garantir o bronzeado e a vitamina D, fica ligado nessas dicas!
A gente sabe que muita gente, principalmente as mulheres, adora pegar uma cor, se expor ao sol naqueles horários em que os dermatologistas não recomendam nem um pouquinho. E aí, além do risco de queimaduras, daquelas que a gente fica todo vermelho e depois descasca (o que, cá entre nós, faz um mal danado pra pele), ainda pode se surpreender depois com um envelhecimento precoce, com manchas escuras e, pior ainda, o risco de câncer de pele.
Muita gente acha que isso não é tão sério, mas a verdade é que esse é um dos tipos de câncer mais perigosos e letais.
+ Leia mais: A potência das favelas; talento, trabalho e luta
“Ah, mas a minha pele já é bronzeada, não tenho problema nenhum!” Engano seu! Apesar de esse tipo de câncer ser mais comum em pessoas de pele clara, ele pode atingir qualquer um. Então, presta atenção nessas dicas que vão te ajudar a prevenir essa doença que tem se tornado tão frequente:
- Fuja do sol entre 10h e 16h: Esse é o horário de pico da radiação ultravioleta, então, melhor evitar.
- Use protetor solar todos os dias: Escolha um produto adequado para o seu tipo de pele e quanto mais clara clara for, maior deve ser o fator de proteção.
- Na praia, reaplique o protetor a cada 2 ou 3 horas: A água e o suor removem o produto, então, a reaplicação é fundamental para garantir a proteção.
- Proteja seus olhos e o rosto: Use óculos de sol com proteção UV e chapéus de abas largas.
E olha só que bacana: você pode ajudar uma ONG que trabalha diretamente com essa causa. O Instituto Melanoma Brasil faz um trabalho incrível de conscientização, acolhimento e apoio a pacientes diagnosticados e suas famílias. Eles precisam de recursos e voluntários para continuar levando essa mensagem para mais pessoas. No site deles, você encontra todo tipo de informação sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
Transforme o mundo (e a si mesmo) em uma hora por semana
Ficou com alguma dúvida sobre uma mancha que aumentou de tamanho? Acha que pode ser algo mais grave?
Acesse o site do Instituto Melanoma Brasil e encontre muita informação útil sobre o assunto. E claro, procure imediatamente um médico para avaliar. Lembre-se: prevenir é sempre o melhor remédio. Cuide da sua pele e aproveite o verão com segurança!
Quer saber mais sobre o trabalho do Instituto Melanoma Brasil?
- Instagram: https://www.instagram.com/melanomabrasil/
- Website: https://www.melanomabrasil.org/
>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom