Chegou o Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e à prevenção do suicídio. Esse tema, que muitas vezes é cercado por tabus e silêncios, precisa ganhar mais espaço nas nossas rodinhas de conversa. O suicídio é uma questão de saúde pública, e os números são assustadores. No Brasil, mais de 14 mil vidas são perdidas todos os anos.
Só que mais importante que essas tristes estatísticas, é entender que, em 90% dos casos, vidas podem ser salvas. Aí você pode me perguntar: como a gente salva essas vidas, Gabi?
Alfabetização: o primeiro passo para mudar o mundo
Conversando, ouvindo, oferecendo apoio, mostrando alguns caminhos. Porque muitas vezes, quem está passando por uma situação difícil não encontra uma saída ou não sabe como pedir ajuda. E aí é que a gente precisa estar com o radar ligado e pronto pra ajudar.
Conheça Redes de apoio
Por isso que é importante falar sobre esse assunto. Se você conhece alguém que está passando por dificuldades emocionais, ou até mesmo se você estiver passando por um problema que te deprime e não te deixa enxergar uma saída, existem redes de apoio pra ajudar.
Se você tem um teto, agradeça!
Uma delas é o CVV — Centro de Valorização da Vida, que oferece atendimento gratuito, 24 horas por dia, todos os dias da semana. E para ser atendido é só ligar para o número 188 ou acessar o site cvv.org.br.
Também gosto de lembrar para quem mora em Curitiba, que as unidades do CAPS – Centro de atenção psicossocial também oferecem atendimento gratuito, acompanhamento com profissionais pra todos que apresentam algum sofrimento psíquico, algum transtorno mental ou dependência química. E todo o atendimento é gratuito e feito pelo SUS.
Esporte: um grande aliado da transformação social
E quero indicar também o trabalho da SERPIÁ, uma ONG que eu até já mencionei aqui outras vezes. Lá o pessoal presta um atendimento clínico interdisciplinar de muita qualidade para crianças e jovens que que estão emocionalmente vulneráveis. É um trabalho lindo.
Vejam que tudo isso é sem custo e que existem alternativas pra quem pede ajuda. Por isso o diálogo ainda é uma ferramenta poderosa pra salvar vidas. E não só em setembro, mas todos os dias, vamos lembrar do quanto é importante cuidar da nossa saúde mental e do quanto é igualmente importante estar presente para quem precisa.
Como anda a sua saúde física, mental, social e espiritual?
Setembro Amarelo é mais do que uma campanha. É um convite à vida, ao cuidado e também à solidariedade. Por isso fica aqui o convite pra que a gente se una e fortaleça ainda mais essa rede de apoio. E deixo aqui os contatos pra que você possa enxergue uma luz no seu caminho, ou seja luz no caminho de alguém.
CVV – Centro de Valorização da Vida
Disque 188 ou acione o chat pelo site https://cvv.org.br/
Associação Serpiá
Instagram: @serpiaserpia e site https://serpia.org.br/
CAPS – Centro de Atenção Psicossocial
Saiba os endereços e formas de contato (telefones e e-mails) com todas as unidades, neste link: https://mid.curitiba.pr.gov.br/2023/00372721.pdf
>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom