Quer ajudar? Atos de caridade para adotar agora mesmo

Foto: Freepik

Hoje comemoramos uma data especial: o dia da caridade. Dessa atitude de fazer o bem, de olhar para o próximo e ajudar sem esperar nada em troca.

Há 57 anos, em 1966 o Congresso Nacional instituiu o dia 19 de julho como Dia da Caridade no Brasil. Todo mundo diz que o brasileiro é um povo solidário, e é. Mas nesse mundo louco, corrido, em que todo mundo está sempre com pressa, a gente acaba não tendo tempo de se dedicar à caridade. Por isso o texto de hoje foi pensado pra mostrar que gente pode ter atos caridosos no dia a dia, começando dentro de casa mesmo.

+ Leia mais: A juventude e as telas em excesso: como encontrar o equilíbrio

Caridade é demonstrar carinho e afeto, dizer para as pessoas que estão ao nosso lado, o quanto a gente as ama, não só com palavras, mas com gestos e atitudes. Assim como fazer e agradecer pequenas gentilezas que as vezes a gente nem lembra de valorizar.

+ Leia mais: Pequenas atitudes, grandes impactos; saiba como fazer a diferença pro meio ambiente

Como aquela jantinha pronta quando a gente chega em casa, ou uma ligação de apoio que recebemos naqueles momentos mais difíceis. Veja que isso não leva muito tempo e gera momentos de alegria e bem-estar para quem recebe um gesto caridoso.

+ Leia mais: Combate às drogas: um chamado à AÇÃO!

E o que mais a gente pode fazer de bem prático no dia a dia?

  • A primeira dica é ensinar algo que você sabe para alguém. Dar conhecimento é um ato valioso de caridade. Desde ensinar uma criança que tem dificuldades na escola, até um ponto de tricô, uma receita de pão, que pra você não custa nada, pode até ajudar a gerar renda para uma família;
  • Você pode ajudar em campanhas, ou até fazer a sua própria. Veja que tem várias campanhas de agasalho acontecendo agora. Juntar suas roupas, aquele edredom que você não usa, mas que vai matar o frio de alguém.
  • Você pode ajudar alguém a arranjar um emprego, quem sabe elaborando um currículo, pesquisando vagas.
  • Pode simplesmente doar seu tempo para ouvir quem precisa, pode rezar pelas pessoas, pela humanidade.
  • E que tal se voluntariar em uma ONG, promover algum momento de recreação, cantar e tocar para idosos ou crianças, levar uma palavra de amizade e esperança, dar um abraço caloroso. Olha só quanta oportunidade!

    E aqui nesse link você tem acesso a várias ONGs de todos os segmentos pra escolher alguma que tenha mais afinidade com a causa e começar a fazer caridade agorinha mesmo.

+ Veja também: Todo dia é dia de fazer boas ações, mas às vezes precisamos de um empurrãozinho

E então? Você não vai ficar aí de braços cruzados, enquanto pode tornar a vida de alguém melhor, vai? Levanta daí e bora causar!


>>> Nos acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo