Qual é a causa da Imprensa?

Se você está aqui, lendo essa coluna na Tribuna do Paraná, provavelmente já sabe: a imprensa desempenha um papel fundamental na sociedade! Ela é responsável por informar e conscientizar as pessoas sobre os acontecimentos, sejam da sua região ou do mundo.

Em maio, comemoramos o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3/05) e o Dia das Comunicações (5/05), datas que nos lembram da importância da liberdade de expressão e da diversidade de opiniões.

+ Veja mais: Imposto de renda: se você ainda vai declarar, aproveite para ajudar

Ao contrário do que dizem os grupos de whatsapp por aí, a imprensa não é uma entidade manipuladora e irresponsável, muito pelo contrário! Os veículos de imprensa oficiais são regulamentados e têm a obrigação de deixar bem claro para o público quais conteúdos veiculados são notícia, fato (inclusive atualizando o conteúdo se necessário) e quais são opinião, publicidade, etc. Os jornalistas têm a obrigação de checar tudo que é noticiado, por exemplo; ao contrário de quem, por malícia ou ingenuidade, compartilha notícias falsas nas redes sociais.

Os veículos de imprensa também são uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade democrática e pluralista. Ela permite que as pessoas tenham acesso a informações sobre diversos assuntos, como política, economia, ciência, cultura, entre outros, e possibilita a formação de opiniões informadas e críticas.

+ Leia também: O que você precisa saber sobre a Doença de Parkinson

Além disso, a imprensa tem um papel importante na fiscalização dos poderes públicos e na denúncia de irregularidades e injustiças. Ela ajuda a garantir a transparência e a responsabilidade das instituições e dos governantes, contribuindo para o fortalecimento da democracia e do Estado de Direito.

+ Veja mais: Você sabe o que vai comer na próxima refeição?

No entanto, a liberdade de imprensa nem sempre é garantida em todos os países do mundo. Em alguns lugares, jornalistas são perseguidos, presos ou até mesmo mortos por cumprirem o seu papel de informar a população. Sem falar que a censura e a manipulação da informação também são formas de cerceamento da liberdade de imprensa.

+ Veja também: Quais os caminhos para apoiar pessoas com deficiência (PCD)?

Por isso, estamos aqui para te lembrar que uma imprensa livre é um direito SEU! E se você também valoriza e defende os profissionais que trabalham todos os dias para te manter bem informado e livre das Fake News, não deixe de seguir o Instituto GRPCOM nas redes sociais:

https://www.instagram.com/institutogrpcom
https://www.facebook.com/InstitutoGrpcom/

Inscreva-se também no nosso canal do YouTube: https://youtube.com/institutogrpcom

Além de acompanhar todos os temas do Causando, você terá acesso a conteúdos que te ajudam a combater a desinformação, apoiam a educação pública e as organizações da sociedade civil. Te esperamos lá!


>>> Nos acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo