Dia das crianças vem chegando e dia dos professores também. E onde é que tem professores e crianças? Na escola! Você aí que tem filhos na idade escolar, já falou com eles sobre a importância do professor? Tem pais que mandam uma lembrança, tem crianças que são super carinhosas, escrevem cartinhas, abraçam, demonstram carinho e manifestam, de alguma forma, sua admiração, respeito e gratidão a esses profissionais que merecem todo nosso reconhecimento.

continua após a publicidade

Tem gente que se irrita as vezes com a bagunça de uma criança. Já imaginou o professor, que dá conta de turmas com 30, 40 estudantes? Eles merecem mesmo todo nosso reconhecimento. E hoje eu quero contar a história de uma professora muito inspiradora. Dessas que os alunos admiram e se orgulham muito de ter por perto: a professora Lilian.

Curiosidade, ação e resultado

A curiosidade, a ação e os resultados são 3 elementos importantes na história que vou contar. Conheci a professora Lilian porque ela participa de quase todos os projetos do Instituto GRPPCOM: Televisando, Ler e Pensar e Impulso. Ela trabalha com educação especial na escola Novo Caminhar APS Downs e nesta semana nos contou uma história muito legal.

Dia Mundial da Pessoa Idosa: a melhor idade merece o melhor de nós

continua após a publicidade

Ela fez os cursos de “educação inclusiva”, e também o “formando cidadãos” que trazia várias dicas de como trabalhar as eleições na escola. E isso gerou uma reflexão e uma curiosidade para a professora. Ela ficou intrigada, porque queria saber como funcionava o voto pra pessoas especiais. Até então, ela que sempre trabalhou nas eleições, nunca havia pensado nisso. Mas foi atrás (olha a ação aí), pesquisou, descobriu que as pessoas com deficiência têm o mesmo direito de votar do que nós e criou um projeto chamado “eleições inclusivas”.

A escola em que ela trabalha, que já existe há mais 30 anos, nunca teve um aluno especial participando do processo eleitoral. Pra você ter ideia, nem o Tribunal Regional Eleitoral (TER) tinha esses dados de quantas pessoas com deficiência votavam.

continua após a publicidade

Setembro Verde: vida também se doa

E vendo o interesse da professora, o TRE em vez de convoca-la como presidente de sala, como era comum em anos anteriores, fez com que ela atuasse como coordenadora de acessibilidade nas eleições. Com isso, ela pôde levar duas alunas com deficiência pra participar das eleições. Em 30 anos de escola, nunca isso tinha acontecido. Sim, sua curiosidade e ação, trouxeram excelentes resultados

A emoção de gerar transformação

A professora, emocionada, contou pra gente o quanto isso foi impactante e transformador para ela, para as alunas, para as famílias e para a escola.  A professora Lilian é a prova de que, quando a gente quer, quando há disposição e vontade, é possível transformar a vida das pessoas pra melhor, é possível mudar a sociedade pra melhor.

Você pode ajudar a promover a inclusão de pessoas com deficiência

Veja quantas coisas ela conseguiu: sensibilizar o TRE, criar um cargo novo nas eleições, levar as alunas pra participar desse momento democrático e transformar vidas. Isso é muito inspirador. Então, aqui já de forma adiantada, eu quero desejar a ela e a todos os professores inspiradores, um feliz dia do professor.

Quero dizer, em nome do Grupo Paranaense de Comunicação, que sempre acreditou na educação como um pilar importante de transformação da sociedade, muuuuuito obrigada! Obrigada por tudo o que vocês fazem pelas crianças, jovens, adultos e pela educação desse país. Sim, vocês assim como super heróis, têm super poderes!

>>> Alfabetização: o primeiro passo para mudar o mundo

E você que leu até aqui, pense em como vai homenagear seu professor, o professor dos seus filhos, aquele seu amigo professor. Pode ser com uma flor, com uma mensagem, com uma ligação, com uma postagem nas redes sociais. Tá valendo tudo para expressar nossa admiração e agradecimento a esses profissionais, que, assim como a Professora Lilian, fazem a diferença e mudam o mundo.