Hoje a gente vai falar do maio verde e de um tema que afeta pelo menos 1% da população do mundo inteiro, mas que ainda é cercado de dúvidas e desafios: a doença celíaca.

continua após a publicidade

Para quem não sabe, essa condição faz com que o sistema imunológico reaja de maneira estranha ao glúten — presente no trigo, cevada, centeio e até na aveia. O resultado? Isso machuca a parte interna do intestino, causando vários sintomas desconfortáveis, como dor de barriga, dor de cabeça, inchaço, irritação e até anemia em alguns casos. 

Como saber se eu tenho intolerância ao glúten?

Para confirmar é necessário fazer exames específicos, então tem que procurar um médico especialista, um gastro, pra descobrir. E depois que descobre e confirma o diagnóstico desta doença que não tem cura, é preciso ficar atento aos rótulos dos produtos. Além disso cuidar com tudo o que consome na alimentação, para evitar a contaminação e esses sintomas que não são nada agradáveis. O tratamento é: dieta sem glúten. Não tem jeito. E isso requer uma adaptação no estilo de vida das pessoas.

continua após a publicidade

A parte boa é que com o diagnóstico correto, uma dieta sem glúten e cuidados médicos adequados, as pessoas com doença celíaca conseguem controlar os sintomas e levar uma vida normal e saudável. Que bom que hoje existem muitos recursos disponíveis, alimentos sem glúten mais acessíveis, aplicativos que ajudam a gerenciar a dieta, restaurantes e grupos de apoio. E por falar em Grupo de apoio…

Entenda mais sobre a doença e apoie essa causa

continua após a publicidade

Mesmo que a doença pareça um bicho de 7 cabeças, com o diagnóstico correto e o apoio adequado, é possível viver sem tantas restrições, com qualidade e saúde. E essa é a missão do maio verde, que é dedicado pra que a gente entenda e apoie quem vive com essa condição.Como aqui no Brasil a maioria dos casos ainda não está diagnosticada, muita gente acaba sendo prejudicada pela falta de informação e esclarecimento. Então quero te convidar a conhecer duas iniciativas muito bacanas que acontecem nesse sábado dia 18 de maio. Como uma é de manhã e outra de tarde, dá pra participar das duas.

Convite para o dia 18 de maio

  • A atividade da manhã é uma caminhada do Movimento1% que vai sair às 09h30 da frente da Casa Amarela, no Parque Barigui. O objetivo é chamar a atenção pra essa causa e ajudar a espalhar informações atuais e corretas sobre a doença celíaca.
  • A atividade da tarde é uma iniciativa da ACELPAR – Associação de Celíacos do Paraná,  uma ONG que se dedica ao acolhimento, inclusão social e garantia de direitos dos celíacos. No período da tarde, também no dia 18, eles estão com uma programação especial com vários tipos de atividades de conscientização sobre a doença celíaca. Aulas de culinária, palestras técnicas, e muito mais. Mais informações pelas redes sociais:
  • Instagram: @mov.um.porcento
  • Instagram: @acelpar
  • Facebook: https://www.facebook.com/acelpar 

Se puder, participe das atividades do sábado, conheça mais sobre essa causa e ajude a espalhar informação do bem.