Maio amarelo: Não podemos perder mais vidas no trânsito

Freepik

Neste mês multicolorido falamos de maio verde (doença celíaca), maio laranja (combate à exploração sexual infantil) e não poderíamos deixar de falar do maio amarelo, mês de Conscientização para a Segurança no Trânsito. São acidentes, mortes, brigas, congestionamentos, multas e inúmeros problemas que poderiam ser evitados se tivéssemos mais consciência.

Aqui no Brasil, as infrações de trânsito têm se tornado um problema cada vez mais sério. Só em 2023 foram registrados mais de 21 milhões de violações nas ruas e estradas brasileiras. Infelizmente, muitos desses casos resultam em acidentes e muitos, mas muuuitos óbitos.  

Três mitos e verdades sobre a atuação das ONG´s na sociedade

Por isso mesmo que falar sobre educação e cidadania no trânsito é tão importante. Precisamos aprender a agir com responsabilidade, respeitar as regras de trânsito. E me refiro tanto a pedestres, quanto a motoristas. E falando nos motoristas, esses também devem redobrar a atenção com os limites de velocidade, não usar o celular enquanto dirigem e sempre lembrar do cinto de segurança para si e para os passageiros.

Campanhas como a do Maio Amarelo são uma ótima oportunidade para lembrar a população de como é importante agir com atenção, cuidado e responsabilidade. Assim, motoristas, ciclistas, pedestres, motociclistas e todos os que fazem o trânsito acontecer, podem ajudar a reverter essas tristes estatísticas e fazer das nossas ruas e estradas lugares mais seguros e respeitosos.

Importante saber 

Para disseminar boas práticas de educação e cidadania no trânsito, em Curitiba, contamos com o trabalho da Agência Nacional em Mobilidade (ANAMOB). Essa é uma ONG que trabalha com projetos de educação para um trânsito mais solidário, humano, inclusivo e seguro. Eles atuam com todos os públicos, desde crianças até idosos. 

Juntos contra o câncer: você também pode ajudar a salvar vidas

Por meio dos projetos Trânsito Seguro e Road Show a ONG oferece palestras sobre prevenção de acidentes no trânsito para crianças e adolescentes. Além disso, capacitam professores sobre educação no trânsito, e trabalham junto com o poder público para fazer melhorias na mobilidade e sinalização externas às escolas. 

Para o público adulto, promovem programas de prevenção de acidentes de trânsito para motoristas profissionais de transporte de carga. E desde 2014, o Projeto Boa Prosa realiza palestras e oficinas para ajudar idosos a entenderem melhor os riscos no trânsito, já que acabam sendo uma das principais vítimas de atropelamentos.

Um trabalho que você pode e deve conhecer, assim como o Memorial da Segurança no Transporte, mantido pela Associação Viking, da Volvo. Passando por lá, você pode interagir com um simulador de capotamento, de batida a 10 km/h, conhecer a história dos transportes, um pneu gigaaaante e entrar em um biarticulado suspenso que é super legal! E ainda recebe várias dicas de educação para um trânsito mais seguro. Um ótimo lugar para conhecer com a família com entrada gratuita e aberto de quarta a sábado.

Como ajudar o Rio Grande do Sul? Cuidado com informações falsas

Aproveite que estamos neste mês tão importante para a educação sobre a segurança no trânsito, e tire um tempinho hoje para conversar sobre o tema com seus filhos, sobrinhos, afilhados e amigos. Consciência no trânsito é uma responsabilidade de todos nós e você pode contribuir com essa causa agora mesmo. E então, bora causar?

Conheça, divulgue e apoie o trabalho:

ANAMOB:

Memorial da Segurança no Transporte:

Voltar ao topo