Logo mais, no dia 29 de outubro, vamos celebrar o Dia do Livro. Um dia inteiro para homenagear esse simples objeto que tem um grande poder: o de nos transportar para outros mundos. Quem é que nunca viajou num lindo romance, não chorou depois de ler um drama, não ficou com medo de apagar a luz depois de um bom suspense, ou teve um alívio na alma depois de uma ler um livro sobre autoajuda? Você já teve essa sensação?
+ Leia mais: Combate à pobreza: para problemas complexos, não existem soluções simples
Se tem algo que minha família sempre incentivou em casa foi a leitura. Meu pai sempre teve um livro na mão e sempre comprava livros pra mim e para as minhas irmãs. A gente adorava a coleção vagalume, lembra? “A ilha perdida”, “O escaravelho do diabo”, “Éramos seis” …Ah, que tempo bom!
+ Dia do Deficiente Físico: transformando limitações em capacidades
Mas falando de agora, quero te fazer umas perguntas: qual foi o último livro que você leu? Se você tem filhos, costuma incentivar que eles leiam? Eu pergunto, porque a leitura é algo muuuito importante para o nosso cérebro, para o processo de aprendizagem, de atenção, concentração. Isso sem contar que, dependendo do livro, a gente ainda aprende, amplia o repertório, os conhecimentos e se diverte.
Quem lê mais, homens ou mulheres?
Quando eu pensei em escrever sobre isso, li uma pesquisa bem interessante: retratos da leitura no Brasil. E a pesquisa diz que as mulheres leem mais que os homens e que 63% dos curitibanos são leitores, ou seja, leram um livro inteiro ou uma parte, nos últimos 3 meses. Parece um bom número, né? Mas a gente ainda lê pouco e lê mal. Muitas vezes a população não entende o que lê e ainda temos um grande percentual de analfabetos.
+ Dia Mundial do Idoso: você pode fazer a diferença na vida deles
Essa mesma pesquisa também mostrou que 26% da população não tem paciência para ler, e que 18% não gostam meeeesmo. É por isso que a gente não pode dormir no ponto. Temos que fazer a nossa parte pra que mais gente passe a ler e principalmente passe a gostar de ler.
Mas o que fazer para termos uma sociedade mais leitora?
Leia mais, leia para os seus filhos, leia junto com eles, leve as crianças pra conhecer bibliotecas, espaços de leitura e doe os livros que já leu, porque podem fazer a vida de alguém melhor. Tem duas inciativas que eu quero te convidar a conhecer: uma é da ONG ODPH, que trabalha com educação e precisa muito de voluntários, de doação de materiais escolares e livros infanto-juvenis.
Doação de Órgãos: um gesto que transforma vidas
A outra é aqui nossa vizinha de Campo Magro, o projeto Educação para a Vida. Para manter o projeto Reviver e as crianças por lá, eles precisam de doação de alimentos, voluntários, livros e materiais escolares. Não vai ser por falta de incentivo que você não vai causar o bem, né? Os contatos para apoiar essa causa estão aí. Então não espera não, veja os livros que pode doar e aproveita que vai dar aquela olhada na estante, pra escolher um livro e embarcar na leitura hoje mesmo!
ODPH – Contato: https://www.odph.org.br/
- Instagram: @ODPH
Educação para a vida – Contato: projetoeducacaoparavida.com.br ou fale com Helizabete 41 991048302 ou 98473-0383
- Instagram: @epvcampomagro
>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom