Já colocou a solidariedade na sua lista de Natal?

Piscamos e novembro já foi embora. Agora é oficial: o Natal está quase aí! O comércio está todo enfeitado, as luzes começam a brilhar, e em breve muita gente vai usar a tão esperada parcela do 13º para correr atrás dos presentes e zerar a lista de compras. Mas deixa eu te perguntar: você já colocou a solidariedade na sua lista de Natal?

Solidariedade como prioridade

Eu sempre coloco, todos os anos. E acredito que muita gente também faz isso. Aliás, deveria ser uma das primeiras coisas na lista de todo mundo. Porque, enquanto para muitos o Natal é uma época de alegria, mesa farta e troca de presentes, para outros a realidade é bem diferente. Muitas famílias não têm como planejar uma ceia ou dar um simples presente para as crianças, e isso é muito triste.

Feriado da Consciência Negra: E agora, o que a gente faz?

A boa notícia é que já estão surgindo oportunidades, movimentos e campanhas para mudar essa realidade. Este fim de semana, por exemplo, fiquei sabendo que começou a tradicional campanha de Natal dos freis capuchinhos, lá na Igreja das Mercês. Todo ano eles se mobilizam para garantir que crianças tenham um Natal mais feliz e que muitas famílias tenham comida na mesa.

Como participar e fazer a diferença

Existem várias formas simples de incluir a solidariedade no seu Natal. Você pode, por exemplo, organizar um amigo secreto diferente, em que os presentes comprados sejam doados para uma ONG. Ou participar de campanhas de Natal promovidas por igrejas, ONGS e outros movimentos.

Novembro Azul: cuidar da saúde é coisa de homem!

Na RPC, por exemplo, tem uma ação muito especial com a qual você pode contribuir. Uma campanha que está arrecadando brinquedos novos ou usados (em bom estado) para doar às comunidades mais carentes e ONGs que mais precisam. E tem um bônus! Quando você for à sede da RPC fazer sua doação, pode tirar fotos com a equipe de jornalismo e conhecer a casa da Marry, a bolinha de Natal que está cheia de surpresas e encanto este ano.

Então, para resumir, basta escolher o presente especial que você vai doar e levar até um dos pontos de arrecadação. São muitos pontos em todo o Paraná. Para saber qual fica mais próximo da sua casa é só acessar aqui. Você também pode incentivar seus amigos e familiares a fazerem uma doação. E tem mais: registrando no aplicativo “Você na RPC” e usando a #NatalRPC, você ainda “corre o risco” de ficar famoso e aparecer na telinha da TV.

Solidariedade transforma

Doar é mais do que um gesto de ajuda, é uma prova concreta de que podemos transformar o mundo ao nosso redor. E sabe o que é ainda melhor? A sensação incrível que fica depois de fazer o bem. Quem ajuda o próximo sempre sai mais feliz e motivado, porque, no final das contas, fazer o bem faz tão bem pra gente quanto para quem recebe.

+ Leia mais: A potência das favelas; talento, trabalho e luta

Então, aqui vai o convite: já coloca a solidariedade na sua lista de Natal. Faz a diferença neste fim de ano e aproveita essa época mágica para espalhar amor e esperança. Afinal, fazer o bem vicia – e ele sempre volta!


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo