Feriado da Consciência Negra: E agora, o que a gente faz?

Foto: Deposit Photos

Você que tá aí curtindo o feriadão, me conta aqui: já refletiu sobre o significado dessa data? Dia 20 de novembro já era feriado em muitas cidades em alguns estados, mas esse é o primeiro ano em que o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é feriado nacional.

E é muito importante que a gente reflita sobre esse dia. Digo isso, porque ainda falta muito pra que, de fato, a gente consiga combater o racismo. Precisamos seguir na luta pela igualdade racial.

Novembro Azul: cuidar da saúde é coisa de homem!

É impressionante que a gente ainda tenha que conviver com tanto racismo e desigualdade aqui no Brasil. O último censo do IBGE mostrou que 55% da população brasileira é preta ou parda. E infelizmente, apesar de a gente já perceber alguns avanços, os negros ainda representam as faixas mais baixas de renda e também de escolaridade. Por isso a igualdade racial continua sendo um graaaande desafio.

Com pequenas atitudes você também pode ajudar

Como a luta contra o racismo não é coisa de apenas um dia e exige a participação de todos nós, meu objetivo aqui hoje é dar algumas ideias de como você pode dar uma contribuição, mesmo que pequena, para essa causa.

+ Leia mais: A potência das favelas; talento, trabalho e luta

  • Consuma preto: Que tal dar uma força praqueles negócios que são liderados por pessoas negras? É um jeito simples de contribuir e fortalecer a economia negra.
  • Denuncie o racismo: Se você presenciar alguma situação de preconceito, não fique quieto! Ligue pro 181 e denuncie.
  • Valorize a cultura: A cultura afro-brasileira é riquíssima! Escute música, assista filmes, leia livros de autores negros e mergulhe nesse universo.
  • Apoie as iniciativas: Tem um monte de ONGs fazendo um trabalho incrível pra promover a igualdade racial. Por isso aproveito pra divulgar o trabalho de ONGs aqui de Curitiba que você pode e deve conhecer:

A ONG AMEF que trabalha pela defesa e garantia dos direitos humanos, a igualdade racial e de gênero, tem um coral negro maravilhoso que vai se apresentar hoje à noite no Guaíra com entrada gratuita no espetáculo Menino Zumbi. Corre que ainda dá tempo!

E a ONG Passos da Criança que atende crianças e jovens ali na Vila Torres tem uma oficina de percussão que aborda a questão racial e da cultura negra, e essa oficina é dada por um arte-educador que é referência no movimento negro.

Instagram: https://www.instagram.com/passos.crianca/

Linkedin: https://br.linkedin.com/company/passosdacrianca

Então, minha gente, vale a pena conhecer e apoiar essas iniciativas que ajudam a construir uma sociedade mais justa e igual para todos, sem racismo e com muito mais respeito.  

Bora causar o bem?


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo