Fazer o bem, se exercitar e se emocionar; vem aí o The Hardest Run

Foto: Divulgação

Tem como fazer tudo isso de uma só vez? Opa! Se tem!

Com certeza você já ouviu falar da The Hardest Run, uma corrida/ou caminhada para ajudar o Hospital Erasto Gaertner na sua nobre missão de dar um atendimento de excelência às pessoas com câncer. E hoje vamos te explicar o propósito da corrida deste ano e mostrar as formas de ajudar.

Primeiramente, quero lembrar que as inscrições já estão abertas para corrida ou caminhada, que será no dia 1º de outubro. Neste ano, a meta será ainda maior: reunir 14 mil participantes para apoiar essa causa. Para se inscrever você contribui com 125 reais e tem direito a retirar seu kit corrida (camiseta e número de inscrição) nos dias 28, 29 e 30 de setembro.

Aí é só comparecer no dia 1º na Praça Afonso Botelho e curtir esse momento que certamente, como nos outros anos, será de muito boas vibrações e grande emoção. Palavras de quem vivenciou tudo isso na pele.

+ Leia mais: Quer ajudar? Atos de caridade para adotar agora mesmo

Mas eu disse que ia explicar o propósito, então vamos lá. Ano passado a corrida foi pela ampliação do centro cirúrgico do Erastinho, da ala pediátrica do Hospital. Em 2023, a meta é construir uma usina fotovoltaica (uma rede de captação de energia solar) que vai aumentar a capacidade dos atendimentos e ajudar a realizar mais procedimentos no Hospital Erasto Gaertner, ao mesmo tempo em que economiza energia.

Para você ter ideia, a economia pode chegar a 100 mil reais por mês! E o que dá pra fazer com isso? 50 sessões de quimioterapia, 70 sessões de radioterapia e 10 cirurgias oncológicas.  É um super desafio, pensando no custo de uma usina, que é bastante alto. Por isso, precisamos de um exército de pessoas dispostas a colaborar.

+ Leia mais: A juventude e as telas em excesso: como encontrar o equilíbrio

Para quem ainda não conhece, o Hospital Erasto Gaertner é um dos poucos hospitais, de toda a região sul, que é referência no tratamento e pesquisa sobre o câncer. E atende os pacientes de forma gratuita pelo SUS.

Infelizmente, ainda tem muita gente precisando de tratamento, para os mais diversos tipos de câncer: o infanto-juvenil, as leucemias, o câncer de pele, de mama, de próstata, de útero… são muitos tipos! E além de ajudar participando da corrida ou caminhada, a gente também pode ajudar se prevenindo. Até porque, segundo estudos realizados, um terço de todos os casos de câncer poderiam ter sido evitados com uma vida mais saudável.

+ Leia mais: Pequenas atitudes, grandes impactos; saiba como fazer a diferença pro meio ambiente

Lá vão algumas dicas:

  • NÃO FUME – o cigarro pode causar câncer de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Além de piorar funções circulatórias e piorar muito a saúde.
  • CUIDE DA ALIMENTAÇÃO – manter uma alimentação variada, colorida, equilibrada, sem tantas gorduras e açúcares ajuda muito. Legumes, frutas, verduras, grãos e fibras também são alimentos com alto poder de proteção ao câncer.
  • EXERCITE-SE – Pode ser uma simples caminhada, ou um exercício que ative o seu cárdio, o que importa é se manter em movimento sempre que puder. 
  • CONTROLE SEU PESO – Estar muito pesado aumenta o risco do câncer, já que alguns órgãos deixam de funcionar plenamente.
  • EVITE O ÁLCOOL – as bebidas alcoólicas já aumentam o risco de desenvolver câncer, mas se forem combinadas com o cigarro, pode ser ainda pior.
  • PREVINA – Ir ao médico regularmente para exames preventivos pode ser crucial para um diagnóstico precoce e cura.
  • FUJA DO SOL SEM PROTEÇÃO – o sol forte, especialmente aquele das 10h às 16h não faz nada bem à saúde da pele. Evite, principalmente se estiver sem protetor solar. O câncer de pele não brinca em serviço.

+ Leia mais: Combate às drogas: um chamado à AÇÃO!

Essas são pequenas ações que ajudam a prevenir não só o câncer, mas muitas outras doenças. E encerro por aqui com o slogan da campanha deste ano que diz: “nem todo herói usa capa, alguns usam tênis”. Então calce o seu e bora se mexer pra ajudar uma boa causa.

Voltar ao topo