Hoje a gente vai falar de um tema super importante pra você que é jovem, você que tem filhos jovens, você que conhece ou convive com algum jovem e quer que esse jovem tenha um futuro promissor.  Já dá pra sacar que estamos falando de futuro profissional, né?

continua após a publicidade

Eu sei, você vai dizer que as coisas não estão fáceis para os jovens, que há dificuldades para conseguir um primeiro emprego, conquistar um espaço no mercado de trabalho. E se você pensou isso, infelizmente está certo.

Fazer o bem, se exercitar e se emocionar; vem aí o The Hardest Run

Dados do IBGE bem recentes, de 2022, mostram que quase 26% dos jovens não estão trabalhando nem estudando. Isso quer dizer que quase 13 milhões de jovens estão sem nenhuma ocupação. E, para nossa tristeza, mais de 30% dos jovens estão desempregados e 80% não chegam a cursar uma faculdade. Tudo isso é muito triste e preocupante, já que nessa idade deveriam estar produtivos, aprendendo, se profissionalizando.

continua após a publicidade

O cenário é crítico, vagas de aprendizes e de estágio estão sendo fechadas. Se a gente comparar com o período anterior à pandemia, são 40% menos vagas que em 2019. E quando as vagas ficam mais escassas, a gente já sabe o que acontece: a exigência aumenta e só aqueles que têm algum tipo de qualificação e preparo para o mercado de trabalho conseguem um lugar ao sol.

+ Leia mais: A juventude e as telas em excesso: como encontrar o equilíbrio

continua após a publicidade

Estranho isso. Porque ao mesmo tempo que temos tantos jovens desempregados, também temos empresas com dificuldade de contratar. A área de tecnologia é uma das que têm dificuldades de achar profissionais preparados. Estamos vivendo um apagão de profissionais da área de TI enquanto o mercado está anunciando que quase 800 mil vagas precisam ser ocupadas nessa área até 2025. 

Então, o melhor dos mundos seria profissionalizar esses jovens que hoje têm dificuldades de ingressar no mercado de trabalho pra que ocupem essas vagas.

E como a gente pode fazer isso, Gabi?

O Instituto da Oportunidade Social faz isso pra gente. Eles trabalham há 25 na formação e empregabilidade dos jovens. E agora estão recrutando jovens e pessoas com deficiência que tenham entre 15 a 29 anos e que estejam cursando ou tenham terminado o Ensino Médio.

+ Leia mais: Pequenas atitudes, grandes impactos; saiba como fazer a diferença pro meio ambiente

São 50 vagas para o curso de Microsoft Office, que tem duração de até 4 meses e é totalmente gratuito; e quando os jovens terminam o curso, ainda podem ser indicados para oportunidades de emprego. Legal, né?

Então não perca tempo e compartilhe agora mesmo essa oportunidade para o jovem mais próximo de você. E corre, porque as inscrições vão só até o dia 10 de agosto aqui neste link.

+ Leia mais: Combate às drogas: um chamado à AÇÃO!

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Instituto da Oportunidade Social? Acesse o site: https://ios.org.br/ e siga o Instagram: @institutodaoportunidadesocial


>>> Nos acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom