Hoje a gente vai falar de um tema super importante pra você que é jovem, você que tem filhos jovens, você que conhece ou convive com algum jovem e quer que esse jovem tenha um futuro promissor. Já dá pra sacar que estamos falando de futuro profissional, né?
Eu sei, você vai dizer que as coisas não estão fáceis para os jovens, que há dificuldades para conseguir um primeiro emprego, conquistar um espaço no mercado de trabalho. E se você pensou isso, infelizmente está certo.
Fazer o bem, se exercitar e se emocionar; vem aí o The Hardest Run
Dados do IBGE bem recentes, de 2022, mostram que quase 26% dos jovens não estão trabalhando nem estudando. Isso quer dizer que quase 13 milhões de jovens estão sem nenhuma ocupação. E, para nossa tristeza, mais de 30% dos jovens estão desempregados e 80% não chegam a cursar uma faculdade. Tudo isso é muito triste e preocupante, já que nessa idade deveriam estar produtivos, aprendendo, se profissionalizando.
O cenário é crítico, vagas de aprendizes e de estágio estão sendo fechadas. Se a gente comparar com o período anterior à pandemia, são 40% menos vagas que em 2019. E quando as vagas ficam mais escassas, a gente já sabe o que acontece: a exigência aumenta e só aqueles que têm algum tipo de qualificação e preparo para o mercado de trabalho conseguem um lugar ao sol.
+ Leia mais: A juventude e as telas em excesso: como encontrar o equilíbrio
Estranho isso. Porque ao mesmo tempo que temos tantos jovens desempregados, também temos empresas com dificuldade de contratar. A área de tecnologia é uma das que têm dificuldades de achar profissionais preparados. Estamos vivendo um apagão de profissionais da área de TI enquanto o mercado está anunciando que quase 800 mil vagas precisam ser ocupadas nessa área até 2025.
Então, o melhor dos mundos seria profissionalizar esses jovens que hoje têm dificuldades de ingressar no mercado de trabalho pra que ocupem essas vagas.
E como a gente pode fazer isso, Gabi?
O Instituto da Oportunidade Social faz isso pra gente. Eles trabalham há 25 na formação e empregabilidade dos jovens. E agora estão recrutando jovens e pessoas com deficiência que tenham entre 15 a 29 anos e que estejam cursando ou tenham terminado o Ensino Médio.
+ Leia mais: Pequenas atitudes, grandes impactos; saiba como fazer a diferença pro meio ambiente
São 50 vagas para o curso de Microsoft Office, que tem duração de até 4 meses e é totalmente gratuito; e quando os jovens terminam o curso, ainda podem ser indicados para oportunidades de emprego. Legal, né?
Então não perca tempo e compartilhe agora mesmo essa oportunidade para o jovem mais próximo de você. E corre, porque as inscrições vão só até o dia 10 de agosto aqui neste link.
+ Leia mais: Combate às drogas: um chamado à AÇÃO!
Quer conhecer mais sobre o trabalho do Instituto da Oportunidade Social? Acesse o site: https://ios.org.br/ e siga o Instagram: @institutodaoportunidadesocial
>>> Nos acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom