Dicas preciosas para cuidar dos animais no julho dourado

Gosta de animais ou tem um? Então essas dicas são pra você! Estamos no julho dourado, um mês todinho dedicado à causa animal. E tá cheio de doguinhos, gatos e outros bichos precisando da nossa ajuda.

Por isso essa data é tão importante: pra gente lembrar da responsabilidade que é ter um animal. Esses dias, conversando com meu amigo Aurelio, da ONG Ajudei, soube que ainda existem muitos casos de maus tratos, gente que mantém os animais presos num espaço super pequeno, sem comida, sem água, sem atendimento veterinário.

Cidadania Digital: cuidado com as armadilhas da internet

É muito triste essa situação, porque os animais têm sentimentos: eles sentem dor, fome, frio, saudade, amor e merecem todo nosso carinho e atenção.

O que a gente pode fazer nesse julho dourado?  Como ajudar?

Tem muitas coisas que a gente pode fazer pela causa. Vamos lá para 7 dicas preciosas!

  • Ajudar uma ONG que acolhe esses animais, que resgata de maus tratos, é uma ótima ação. Aqui vamos indicar a ONG Ajudei que faz um trabalho maravilhoso. https://projetoajudei.com.br/ e @projetoajudei no instagram.
  • Também é importante identificar o seu animal com plaquinha e telefone ou microchipar.
  • Deixar os bichinhos num ambiente protegido e adequado para que ele possa se movimentar com liberdade, segurança, e que não falte comida e água.
  • Ah! Tem férias chegando aí! Se você vai viajar e ainda não planejou como vai ser com seu pet, é importante pensar nisso. Se não puder levar o bichano, existem hotéis e pessoas que cuidam, então se planeje.
  • O brincar é muito importante para os pets, por isso o espaço onde eles vivem deve ser adequado para que possam gastar energia, se movimentar e se divertir. Aproveite pra entrar na onda, se exercitar e se divertir com eles.
  • Importante no caso de cães e gatos, fazer a castração – além de evitar o câncer, principalmente nas fêmeas, ajuda no controle populacional, e no controle de zoonoses.

E por falar em controle de zoonoses, quero divulgar aqui uma super iniciativa da ONG Ajudei que é o Castra + Paraná, o maior programa de castração do estado! Esse programa que foi lançado agorinha, na segunda dia 1/7, vai castrar e microchipar gratuitamente animais que estão em determinadas regiões.

+ Leia mais: Cinco motivos para você doar sangue (e salvar vidas) agora mesmo

O objetivo do programa é reduzir o número de animais abandonados e prevenir doenças. Além, é claro, de promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com os animais de estimação. É importante que você participe dessa ação apoiando e divulgando essa iniciativa, pois assim, mais animais terão acesso à castração gratuita e cuidados de saúde adequados. 

Dá para fazer mais pelo meio ambiente? Sim, com certeza

E como faz pra castrar gratuitamente?

Tem alguns requisitos. O animal deve ter entre 6 meses e 6 anos, não pode estar no cio, nem desnutrido ou muito doente, as fêmeas não podem estar gastantes ou amamentando e tem que conferir se sua região está entre as contempladas nessa iniciativa. Pra isso basta acessar o site e fazer um cadastro no https://www.castramaisparana.com.br/

E então, bora causar o bem?


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo