No próximo domingo dia 1º de outubro celebramos o Dia Mundial do Idoso. Então eu te pergunto: você convive com algum idoso? Pai, mãe, avós, sogros? Se convive, então sabe que as pessoas que estão na dita “terceira idade” requerem uma atenção e carinho especiais.
Eu convivo com uma pessoa idosa, minha mãe; que, apesar de já ter 76 anos, graças a Deus desfruta de uma saúde excelente. Tem suas amigas, vai à academia e tem muita autonomia. Mas nem todos os idosos têm esse privilégio. Muitos são maltratados, explorados e, infelizmente, abandonados pela família, justamente nessa fase em que estão mais vulneráveis, frágeis ou doentes.
Doação de Órgãos: um gesto que transforma vidas
E o número de idosos que sofrem situações maus tratos e abandono está cada dia maior. Até porque, com o aumento da expectativa de vida, muito mais gente está envelhecendo. Dados do IBGE mostram que os homens estão vivendo em média 74 anos e as mulheres, 80. Então é natural que a gente conviva cada vez mais com os idosos.
>>> Cinco dicas para ajudar a preservar a camada de ozônio
Hoje temos um estatuto da pessoa idosa, que garante o direito à vida, à saúde, à educação e cultura, ao lazer, à cidadania, à liberdade, à convivência familiar, entre outras coisas. O estatuto é uma lei que protege, ou pelo menos deveria proteger, os direitos de todas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Mas sabemos que, infelizmente, leis no Brasil nem sempre são cumpridas e ainda temos uma fila de centenas de idosos esperando vaga em uma ONG, um lugar para morar, para poder comer, para receber cuidados e viver dignamente. E é por isso que hoje eu quero convidar você para a ação. É possível ajudar a melhorar a vida dessas pessoas.
+ Leia mais: Família acolhedora: acolher é doar amor e receber em dobro!
E como ajudar os Idosos?
Tem muitas formas, mas bora lá checar as principais:
- Você pode apoiar uma ONG que acolhe idosos;
- Pode tomar conhecimento do Estatuto da Pessoa Idosa e ajudar idosos próximos a você para que tenham seus direitos garantidos;
- E pode agora mesmo ajudar dois asilos que conheço o trabalho e admiro muito: o Recanto do Tarumã – Socorro aos Necessitados –, que atende homens idosos, e o Asilo São Vicente de Paula, que atende mulheres. Ambos sempre necessitam de produtos de limpeza (desinfetante, água sanitária, sabão em pó) e de higiene pessoal (xampus, sabonetes lenços umedecidos e fraldas).
E a ajuda não precisa ser apenas de bens materiais não! Você pode ajudar doando seu tempo, sendo um voluntário nessas organizações. Aí estão os contatos pra você que quer ajudar essa causa:
Instagram: @socorroaosnecessitados
A sua atitude pode melhorar e muito a vida de um idoso. Então não espere mais e bora causar fazendo o bem!
acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom