Dia Mundial da Pessoa Idosa: a melhor idade merece o melhor de nós

Pessoa segurando as mãos de um idoso.
Foto: Pixabay.

Nesta semana celebramos o Dia Mundial da Pessoa Idosa.  Essa data faz a gente pensar no quanto é importante valorizar, respeitar e cuidar dessas pessoas que já viveram mais que a gente, e que, por isso mesmo, têm taaanto pra ensinar. E olha, se você não convive com uma pessoa idosa, provavelmente vai conviver. Até porque, de acordo com o IBGE, a população idosa tá crescendo tanto, que em 2031 vai ter mais idosos do que jovens com menos de 14 anos aqui no Brasil. Se a gente olhar pra expectativa de vida na década de 40, por exemplo, a média era 48 anos de idade. Hoje, essa expectativa subiu 60%, e a média de vida é de 76 anos. Então, você certamente vai conviver com uma pessoa idosa ou vai ser uma pessoa idosa que quer e merece respeito, atenção e cuidado.

A dura realidade

E como é triste a gente ver idosos que vivem solitários, mesmo quando estão próximos da família. As vezes ninguém conversa, ninguém leva pra sair, não existem momentos juntos em família, nem mesmo para fazer as refeições. E a pessoa vai ficando ali, isolada, triste, carente. Isso quando não sofre algum tipo de violência física, emocional ou patrimonial, o que é infelizmente é mais comum do que a gente imagina.

Certa vez, fiz um trabalho voluntário numa ONG e pude conversar longamente com um idoso. Sua história me comoveu. Ele tinha família, mas era explorado financeiramente a ponto de não ter condições de comprar seus próprios remédios. Isso o levou a sair de casa e vagou pelas ruas por anos, até ser acolhido em uma ONG onde encontrou novamente sua dignidade, saúde, novas amizades, cuidado, carinho e atenção.

A terceira idade não é o fim

Por vezes chegamos a duvidar quando vemos alguém que consideramos jovens, numa fila preferencial, ou em uma vaga de estacionamento para idosos. Sim, 60 anos é uma idade em que as pessoas podem estar plenamente ativas física e intelectualmente falando. E para muitas pessoas é só o começo.

Ontem eu conheci a história de um senhor de 96 anos que morou nas ruas por 15 anos, sem saber quando iria comer, quando iria tomar banho. Ele contou que nasceu aos 60 anos, quando foi acolhido pela ONG. Lá ele reaprendeu como viver é bom e realizou seus dois maiores sonhos. O primeiro era o de exercer sua cidadania e poder votar. E o segundo era o de conhecer o santuário de Aparecida em São Paulo, que ele também realizou graças a doações que a ONG conseguiu.

Você também pode ajudar essa causa

Percebe como é importante o trabalho feito pelas ONGs? O Socorro aos Necessitados, que também é conhecido como Lar dos Idosos Recanto Tarumã, faz um trabalho maravilhoso. Eles atendem 115 idosos que moram lá, por isso toda ajuda é bem-vinda. Se você, assim como eu, também é sensível a essa causa, adianto aqui duas formas bem simples de ajudar:

  • Você pode doar roupas, calçados (sapatênis que os idosos preferem porque não tem cadarço pra amarrar), pode doar leite, café, medicamentos, eletrodomésticos, ou recursos financeiros pra ajudar a manter a instituição. E tudo o que você doa é aproveitado. O que os próprios idosos não consomem ou usam vai para o bazar da comunidade que é uma fonte de renda importante pra ONG.
  • Eles também precisam de voluntários para as ações sociais. Então, se você puder ajude. Socorro aos Necessitados – Recanto do Tarumã 
    Instagram: https://www.instagram.com/socorroaosnecessitados/ 
    Facebook: https://www.facebook.com/Socorroaosnecessitados 
    Website: http://www.socorroaosnecessitados.org.br/

E pra gente ir terminando, quero te fazer um pedido. Se você convive com uma pessoa idosa, não deixa que ela se sinta sozinha. Converse, leve pra passear sempre que puder. Incentive que esse idoso ou idosa se mantenha ativo, se exercite, tenha o máximo de autonomia possível. E não esqueça da importância de combater a violência contra o idoso. Hoje, infelizmente tem sido comum a violência física, a patrimonial (de se apropriar dos bens do idoso), as agressões à saúde mental, o abandono. Tudo isso pode e deve ser denunciado pelo disque 100 ou pelo Disque idoso aqui do Paraná 0800 141 0001.

Bora causar o bem e cuidar melhor dos nossos idosos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna