Dia do Voluntariado: solidariedade e o impacto social na prática!

Foto: Freepik

Na segunda-feira, dia 28/08, celebramos o Dia Nacional do Voluntariado, uma ocasião que destaca o poder transformador do trabalho voluntário na construção de comunidades mais fortes e solidárias. É claro que podemos agradecê-los todos os dias, afinal os voluntários são essenciais para que as boas intenções se tornem ações efetivas, mas essa data é especial, pois nos dá a oportunidade de fazer uma pausa na correria do dia a dia para lembrarmos da importância de estender a mão a quem necessita e contribuir para causas que impactam positivamente a sociedade.

+ Leia mais: Família acolhedora: acolher é doar amor e receber em dobro!

Só no Brasil, contamos com mais de 57 milhões de voluntários, de todas as idades e origens. São pessoas que dedicam seu tempo e habilidades para fazer a diferença em áreas que vão desde a educação até o meio ambiente, da saúde aos direitos humanos, deixando um legado valioso para as gerações futuras e um lindo exemplo para todos nós.

E o voluntariado não beneficia apenas as comunidades que são assistidas, mas também oferece uma oportunidade única para os voluntários crescerem como indivíduos. Quando você se envolve em atividades voluntárias, pode desenvolver novas habilidades, aumentar sua empatia e expandir seus horizontes. Além disso, o ato de doar tempo e esforço para causas sociais fortalece os laços com a comunidade e promove um senso de pertencimento que é essencial para uma sociedade saudável.

>>> Fazer o bem, se exercitar e se emocionar; vem aí o The Hardest Run

Se este texto despertou em você a vontade de ser um voluntário, aproveite as dicas abaixo para começar nessa jornada enriquecedora:

  • Escolha uma causa: Identifique suas paixões e interesses para encontrar uma causa social que esteja alinhada com as suas motivações. Se você gosta muito de cuidar de crianças, por exemplo, pode se voluntariar em uma ONG que ofereça atividades no contraturno escolar para as crianças da comunidade;
  • Habilidades e Talentos: Reconheça as habilidades e talentos que você possui e considere como eles podem ser aplicados para beneficiar as atividades voluntárias. Se você sabe costurar, por exemplo, pode ensinar um ofício para pessoas que estão em busca de emprego;
  • Encontre uma organização ou projeto: Pesquise ONGs e projetos locais que atuem nas áreas com as quais você se preocupa, seja educação, saúde, meio ambiente ou ajuda humanitária. E falando em encontrar uma ONG…
  • Conheça a FreeHelper, uma plataforma que conecta voluntários e organizações! É só acessar o link e fazer seu cadastro para encontrar o “match” perfeito: https://bit.ly/voluntariadofreehelper

E por último, mas não menos importante: se o seu talento está nas áreas de gestão, comunicação ou tecnologia, já pensou em ajudar uma ONG a aumentar seu alcance e transformar ainda mais vidas?

+ Leia mais: Empregabilidade dos jovens: um desafio que você pode ajudar a superar

O Adote uma Causa pode ser a melhor forma de começar! O projeto tem vários benefícios para os voluntários, como aulas com profissionais renomados e premiações, e as inscrições foram prorrogadas até sexta-feira 01/09!

Saiba mais no site: http://adoteumacausa.org.br/

Se cada um de nós fizer a sua parte, podemos criar uma grande onda do bem!


>>> Nos acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo