Você já deve ter ouvido falar do Dia de Ação de Graças. Nos Estados Unidos essa data é muito celebrada. O Thanksgiving Day é um dos feriados não religiosos mais importantes para os estadunidenses. Aqui no Brasil o Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro… Mas por que celebrar uma data estadunidense? É sobre isso que vamos conversar hoje.
Crianças protegidas: um dever de todos nós sempre
O Dia de Ação de Graças é um momento sim de celebrar, porque todos nós temos coisas a agradecer: todos, sem exceção! Estar vivo já um motivo para agradecer. Mas tem muito mais coisas pelas quais a gente pode ser grato: a nossa saúde, a nossa família, o nosso trabalho, as conquistas alcançadas, os amigos, os momentos felizes vivenciados… a lista é quase interminável.
Você é intolerante? Leia e descubra
Tem até um ditado que diz que quanto mais a gente agradece, quanto mais a gente reconhece as coisas boas na nossa vida, mais elas acontecem. E vamos combinar, que é muito melhor agradecer o que tem, do que reclamar do que não tem, né?
Esses dias ganhei de uma amiga muito querida um jogo de cartas, com ideias do que agradecer todos os dias. E sabia que foi superimportante para mim? Ampliou o meu olhar e pude perceber quantas coisas, pequenas e grandes posso agradecer diariamente. Então recomendo uns minutinhos por dia pra ser grato.
+ Leia mais: A arte como agente transformador de vidas
E como a pegada desse nosso papo é sempre propor algo prático, eu quero falar de uma oportunidade a mais para agradecer: a doação.
Doar é um gesto solidário que expressa gratidão
No dia 28 de novembro de 2023 celebramos, aqui no Brasil, o Dia de Doar. E a gente sempre pode agradecer fazendo um gesto solidário. Ah Gabi, mas eu nem sei por onde começar, não tenho uma ONG de referência pra quem doar. Não se preocupe! A gente pensou: no site do Programa Impulso você encontra uma lista de organizações que para as quais pode doar. Você pode buscar pela sua cidade, escolher uma causa e entrar em contato com a ONG com a qual tiver mais afinidade.
Novembro Azul: hora de falar sobre a saúde masculina
Ah, mas eu não tenho o suficiente pra doar pra uma ONG, Gabi. Não tem problema, agora no fim do ano a gente tem muitas campanhas de Natal. Você pode trazer um brinquedo pra uma criança no Natal da RPC, pode ajudar um vizinho, pode doar as roupas e objetos que estão aí na sua casa, sem uso. Na hora de presentear alguém, você pode escolher produtos que ajudam uma ONG, como por exemplo, os produtos natalinos da Escola Especial Nilza Tartuce. São panetones, bolos especiais, cestas, biscoitos. Tudo muito lindo e gostoso, feito pela ONG.
Nossa contribuição de hoje é deixar aqui alguns caminhos, formas simples e práticas de agradecer as coisas boas da sua vida, doando pra alguém menos favorecido. Então, pessoal, vamos agradecer até pelas pequenas coisas e pela oportunidade que temos nesse momento de ajudar.
- Lista de ONGs para escolher e ajudar – https://programaimpulso.org.br/osc/
- Natal RPC – https://natal.rpc.com.br/
- Escola Especial Nilza Tartuce – https://www.escolaespecialnilzatartuce.org.br/
>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom