Você já deve ter ouvido falar do junho vermelho: o mês do incentivo à doação de sangue. E essa é uma doação que sem dúvida vale muito mais do que qualquer dinheiro pode pagar, porque vale vidas. Mas ainda tem muita gente que não doa.
Alguns têm medo, outros acham que vão ficar mais fracos, que podem pegar alguma doença, tem gente que não doa porque a cultura religiosa não permite…Tem de tudo!
Dá para fazer mais pelo meio ambiente? Sim, com certeza
E no meio desse tudo também tem muitos mitos, muita desinformação. Com isso os estoques dos bancos de sangues ficam muito abaixo do desejado e do necessário para salvar vidas. E a gente sabe que no inverno as pessoas doam menos ainda, então, temos que falar sobre isso.
Mas o que impede a doação?
As pessoas doam menos no inverno não só porque querem ficar no quentinho de casa. Fora os mitos e desinformação que a gente já comentou, as doações diminuem nesse período porque as pessoas ficam mais gripadas, tomam vacina, ficam mais doentes em geral e tudo isso acaba dificultando a doação.
Três mitos e verdades sobre a atuação das ONG´s na sociedade
Mas nem todo mundo está apto a doar. Existem critérios. Para exemplificar vou citar aqui alguns fatores que impedem a doação:
- gripe, diarreia, tatuagens feitas há menos de 6 meses, ter tomado vacina ou feito algum tipo de cirurgia recentemente.
- Ser menor de 16 anos ou ter mais de 70 anos
- Pesar menos de 50 quilos
- pessoas com problemas cardíacos, diabetes, hepatite e hipertensão também não podem doar.
+ Não podemos perder mais vidas no trânsito
Percebe como isso já restringe uma boa parte da população? Sem contar as pessoas que estão aptas e não doam por acreditar em crendices, mitos e desinformação. Por isso que é tão importante que fazer esse gesto de caridade. E por isso eu quero aproveitar aqui pra fazer um apelo especial para as pessoas que têm o sangue O- (negativo) e A- (negativo) que são os tipos mais raros. Doe! Esses tipos sanguíneos sempre estão em falta no estoque.
Como faz pra doar?
É muito simples e fácil. Basta agendar pelo site do hemepar, fazer um cadastrinho, no dia da doação deve ir até um posto de coleta, passar por uma triagem clínica e doar. Simples assim.
5 motivos pra doar agora mesmo
- Depois ainda ganha um lanchinho “daora”
- Vai receber resultados de vários exames
- Ganha um certificado de doador que dá até desconto em algumas ocasiões
- Você se sente bem em fazer uma boa ação
- E o maior de todos os motivos: Salva vidas
Então não espera, agenda e vai! Porque com uma única doação, com uma bolsa de sangue apenas, você pode salvar a vida de até três pessoas! Aproveita e abraça essa baita oportunidade de causar o bem!