Hoje a gente vai falar de assunto sério, que é muito comum e que a se a gente não tomar cuidado, pode ser perigoso: a navegação na internet. Você já parou para pensar quantos perigos estão escondidos atrás das telas? Por isso a Cidadania Digital se tornou tão importante e ganhou essa pauta de hoje. Você deve estar se perguntando, mas que raio é essa tal de cidadania digital? É a forma como a gente se comporta na internet. Simples assim? Nem tanto.
Hoje somos constantemente bombardeados por uma avalanche de informações no ambiente online. E olha, nesse mundão digital tem de tudo! Conteúdo falso, verdadeiro, malicioso, golpe, piada… E a gente tem que se preparar pra fazer boas escolhas na internet, pra não ser enganado com desinformação, não cair em fraudes. Afinal, cidadania digital não é só ter acesso à internet. A gente tem que saber usar de forma ética, segura e responsável.
+ Leia mais: Cinco motivos para você doar sangue (e salvar vidas) agora mesmo
Riscos do mundo digital
Infelizmente, muita gente está navegando nesse oceano que é a internet sem usar colete salva-vidas, sem o mínimo de orientação e aí acaba sendo prejudicado de alguma forma e caindo em armadilhas. E quando eu falo em armadilhas, estou me referindo à pornografia, ciberbullying, discursos de ódio, fraude e tantas outras coisas que sequer deveriam fazer parte do nosso mundo, mas que, ao contrário, estão ganhando cada vez mais repercussão e até mais likes.
Dá para fazer mais pelo meio ambiente? Sim, com certeza
É assustador ver como a desinformação, que o pessoal conhece mais como fake news, se espalha rapidamente e como tem tanta gente levando golpe pela internet. Mas eu não quero te assustar e não dar alternativas. Então bora falar daquelas pequenas coisas que a gente pode fazer pra se prevenir e pra ter esse colete salva vidas que nos ajudará a navegar de forma mais segura, como um verdadeiro cidadão digital faz.
Três mitos e verdades sobre a atuação das ONG´s na sociedade
Dicas para ser um cidadão digital
- Não aceite aqueles termos de privacidade sem ler antes.
- Evite compartilhar dados pessoais.
- Deixe seus perfis nas redes sociais privados e só aceite amizade de pessoas que realmente conheça.
- Verifique as informações que recebe, principalmente pelo whats e redes sociais antes de sair compartilhando.
- Use boas senhas, tente fugir daquele óbvio de data de nascimento poque senhas óbvias facilmente podem ser descobertas e clonadas.
- Tenha empatia digital. Não xingue, ofenda, humilhe as pessoas. Tem gente que por pensar diferente já sai xingando, fazendo comentários desnecessários. E tem muita gente que não sabe lidar com isso. Os jovens estão adoecendo mentalmente por causa de bullying pela internet. Isso é muito grave.
- Desenvolva o pensamento crítico e o mantenha sempre ativado. Um bom desconfiômetro pode te salvar de várias situações ruins.
- Eduque-se sobre segurança online e lembre que tudo o que você faz na internet, mesmo quando você apaga o histórico, deixa um rastro, deixa a sua “pegada digital”.
Percebeu? Se você é mãe e tem filhos jovens, esse tema é pra você. Se você é professor(a), esse tema é pra você. Se você navega na internet, independentemente da sua idade, esse conteúdo também é pra você. Todos nós temos esse papel de, primeiramente sermos cidadãos digitais, e de ajudarmos os outros que estão a nossa volta a serem também.
+ Não podemos perder mais vidas no trânsito
Se cada um fizer a sua parte, teremos um oceano digital com menos riscos e muito mais saudável.
Ah! E se você achou esse conteúdo útil, compartilha com alguém. Até porque esse tipo de informação não tem idade, nem classe social. E se quiser ver mais conteúdos como esse, segue o @institutogrpcom nas redes sociais, afinal, todo mundo precisa de boas informações.
E então, bora causar o bem?