Brasil é uma mistura de culturas com muitos imigrantes e refugiados; ajude a acolher

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Não sei se você já notou, mas está cada vez mais frequente encontrar pessoas de outros países trabalhando e morando aqui no Brasil. E os motivos que fizeram essas pessoas chegarem até aqui foram os mais diversos. Atualmente, muitos dos imigrantes que estão aqui são refugiados. Pessoas que deixaram seus países atrás de melhores condições de vida e que precisam muito do nosso apoio e acolhimento.

Sempre cabe mais um

O Brasil é que nem coração de mãe, sempre cabe mais um. E tanto cabe, que hoje é super comum a gente ser atendido por alguém com sotaque diferente num restaurante, no Uber, em uma empresa, mas a gente quase nunca se pergunta o porquê de aquela pessoa estar aqui. Que história trouxe essa pessoa para o Brasil?

Para você ter uma ideia, só neste ano de 2024 o Brasil recebeu quase 40 mil pedidos de refúgio. As pessoas estão vindo principalmente da Venezuela, do Haiti, Afeganistão, da Ucrânia, Síria e do Congo. Geralmente elas vêm para cá tentar um recomeço longe da guerra, da pobreza, dos regimes autoritários e dos conflitos que seus países estão vivendo. 

Uma mudança, muitos desafios e necessidade de ajuda

Pare e pense como é difícil deixar a nossa casa, nossa cultura, nosso país pra ter que, muitas vezes, começar do zero num lugar totalmente novo, com tudo diferente. Eu imagino o que essas pessoas passam durante a adaptação da língua, pra conseguir trabalho, pra tudo.

São muitos desafios que esses imigrantes têm que superar pra recomeçar. Cada pessoa que tem uma história única, vai trazer uma nova cultura, novas ideias, novas perspectivas, que com certeza vão contribuir de forma superpositiva para a nossa sociedade. Por esses motivos é que devemos acolher essas pessoas com todo respeito e carinho.

E antes de terminar eu quero te perguntar: Sabia que existem ONGs trabalhando pra garantir que essas pessoas tenham acesso a coisas básicas, como educação, saúde e moradia? E olha só, todos nós podemos ajudar! Seja doando, fazendo trabalho voluntário ou simplesmente divulgando essa causa.

A Casa Latino Americana (Casla), por exemplo, atua promovendo o respeito e os direitos dos imigrantes e oferece assistência jurídica e psicológica, pensando em ajudar na adaptação, no desenvolvimento pessoal e pra que essas pessoas consigam se estabelecer aqui na sua nova realidade. Aqui estão os contatos:

Então você pode ajudar agora mesmo curtindo e compartilhando essa matéria ou aceitando nosso convite pra apoiar a Casla. E aí, boa causar o bem?

Voltar ao topo