Hoje vamos falar de um dos temas mais bonitos, de uma das coisas mais nobres que a gente pode fazer: a caridade. E pra fazer caridade não tem que ter dinheiro como algumas pessoas pensam. Com pequenas atitudes é possível fazer uma grande diferença na vida das pessoas que mais precisam. Claro que o dinheiro é importante, mas é apenas uma forma de caridade no meio de muitas outras possibilidades.
Oferecer ajuda, estender a mão a quem tá passando por alguma dificuldade, mostrar empatia, doar tempo para um trabalho voluntário, doar recursos materiais em geral, comida, um agasalho, tudo isso é caridade.
35 mulheres são agredidas por minuto; diga não à violência doméstica
Tem muita gente que não ajuda porque não tem ideia do que fazer, por onde começar. Mas se a gente olhar pro lado, sempre tem uma oportunidade. E mesmo que a gente não vá atrás, é comum que essas oportunidades batam à nossa porta. Às vezes é alguém vendendo uma rifa pra ajudar uma causa, alguém que liga pra gente pedindo uma doação, uma pessoa pedindo um pouco do nosso tempo pra fazer uma boa ação. E que bom que isso acontece, né?
Avós: as raízes da nossa família
Tem campanhas de agasalho acontecendo, tem aquela ação social da igreja que você deixou pra ajudar uma outra hora, tem um amigo ou um familiar que pode estar precisando da sua ajuda, e tem muuuuuitas oportunidades de fazer um trabalho voluntário em centenas de ONGs que nós do Instituto GRPCOM atendemos pelo Programa Impulso.
Calma! A gente te ajuda a fazer caridade
Se vc aí é uma dessas pessoas que quer ajudar, quer fazer caridade, quer ser um voluntário, ajudar uma ONG, mas não sabe bem por onde começar, aqui vai um passo a passo. Mas antes, é importante que você identifique seus talentos, paixões e habilidades. Se você ama cozinhar, tocar violão, ensinar ou até mesmo conversar, use essas ou outras habilidades e paixões para ajudar. Ser caridoso fazendo o que gosta é ainda mais fácil!
Dicas preciosas para cuidar dos animais no julho dourado
Também é importante escolher uma causa que realmente te inspire, seja meio ambiente, educação, animais, direitos das crianças, idosos, ou qualquer outra. Agora que você já sabe por onde começar, vamos ao prometido passo a passo.
Passo 1
Pesquise ONGs e projetos sociais: O Programa Impulso te ajuda. Basta clicar nesse link e conhecer mais de 900 ONGs que precisam de alguma ajuda.
Passo 2
Entre em contato e ofereça sua ajuda: Expresse seu interesse em colaborar e quais são suas habilidades. Se for direto e puder se oferecer para tarefas específicas, melhor ainda! Você pode se oferecer para organizar um evento, dar aulas, ou ajudar na divulgação, deixando bem claro qual é a sua disponibilidade.
Passo 3
Voluntarie seu tempo com o que você sabe fazer profissionalmente: Se quiser acessar um banco de oportunidades voluntárias, clique aqui e conheça uma ótima indicação de voluntariado profissional. O voluntariado é uma ótima forma de conhecer pessoas novas, aprender coisas novas e fazer a diferença no mundo.
Passo 4
Mobilize seus amigos e familiares para uma ação do bem: vocês podem formar um grupo de voluntários para realizar ações em conjunto, ajudar em algum evento ou inciativa de uma ONG, ou ajudar uma instituição a captar recursos.
Passo 5
Doe outros recursos além do dinheiro: É possível doar alimentos não perecíveis, roupas, objetos, itens de higiene e limpeza, brinquedos, materiais recicláveis ou eletrônicos, dá pra fazer um mutirão de doação de sangue.
Cidadania Digital: cuidado com as armadilhas da internet
Então agora que você já conhece o caminho pra fazer caridade, que tal começar hoje mesmo? Com um pouco de criatividade e boa vontade, você pode fazer a diferença! E não importa o tamanho da sua contribuição, porque cada gesto conta, cada atitude é importante. Aproveita que tá batendo agorinha à sua porta, uma oportunidade de espalhar amor, generosidade e caridade por aí.
Até a próxima!