A arte como agente transformador de vidas

Você já fez alguma arte? Pera aí, deixa eu explicar melhor. Não uma arte no sentido de aprontar alguma coisa. Estou perguntando se você já fez uma arte de verdade? Já pintou uma tela, já participou de um grupo de teatro, já tocou um instrumento musical ou coisa do gênero? Eu devo confessar que não tenho muuuitas habilidades artísticas, mas gostaria.

Adoro apreciar uma bela fotografia, um livro bem escrito, amo ir ao cinema, ao teatro. Sempre admirei muito as pessoas que têm esse talento voltado para as artes.

Novembro Azul: hora de falar sobre a saúde masculina

E você sabia que a arte tem muuuuitos benefícios para quem pratica? Esses dias, conversando com um pessoal pra lá de bacana da ONG Palco Escola, descobri que o teatro, por exemplo, ajuda a elevar a autoestima, estimula o exercício da cidadania, ajuda no desenvolvimento psicológico e até a formar alguns aspectos da nossa personalidade e caráter. Isso sem falar da interação social, da linguagem, da expressão, da criatividade.

Livros e leitura: o começo de uma sociedade melhor

Realmente a arte e a cultura têm um grande poder de transformação. Trazem novas possibilidades e experiências que podem mudar vidas para melhor. Uma história que comprova isso é: lá na ONG Palco Escola – que tem a missão de proporcionar acesso à cultura para jovens de escolas públicas –   um jovem passou a frequentar as oficinas de teatro. Não demorou muito para que ele se interessasse pela parte mais técnica, mais especificamente, de iluminação. Aí ele participou de uma oficina de iluminação, se saiu super bem, até chegou a fazer estágio com um dos principais nomes do Brasil nessa área e hoje trabalha com isso. Além de ser técnico e de operar a iluminação, ele é responsável pelo mapa da luz, e faz a iluminação de algumas peças que são exibidas lá na Palco Escola, inclusive.

+ Leia mais: Combate à pobreza: para problemas complexos, não existem soluções simples

Também não faltam casos em que as pessoas entravam tímidas, com uma tensão corporal, mas depois de umas aulinhas de teatro mudaram seu jeito de ser e hoje além de terem adquirido mais desenvoltura e autoconfiança, também tiveram ganhos impagáveis nas suas relações interpessoais.

+ Dia do Deficiente Físico: transformando limitações em capacidades

Dá até vontade de a gente correr e se inscrever numa oficina de teatro, não é mesmo? Mas não precisamos ficar só na vontade. Podemos nos aproximar e ajudar essa causa. Por isso te convido a conhecer um pouco mais da ONG Palco Escola. Você pode ajudar essa causa doando coisas simples como papel sulfite, alimentos para o lanche dos jovens (fruta, leite, chá, pão, achocolatado) e materiais de limpeza. E eles também precisam de voluntários. Olha só que bacana!

+ Dia Mundial do Idoso: você pode fazer a diferença na vida deles

Se interessou ou conhece alguém que possa se interessar? Então pega aí os contatos ou compartilha o link dessa matéria. Bora causar o bem?

Associação Amigos do Pé no Palco – ONG Palco escola

Site: palcoescola.com.br / Instagram: @palcoescola


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo