O mês de julho chegou e com ele vem uma proposta desafiadora e importante: o Julho Sem Plástico. Trata-se de um movimento global que busca conscientizar as pessoas sobre o uso excessivo e desnecessário do plástico em nosso dia a dia, incentivando a busca por alternativas mais sustentáveis. Neste contexto, lançamos um desafio: identificar e evitar o uso de plásticos facilmente substituíveis em nossa rotina diária.
+ Viu essas?
- 12 campanhas socioambientais que acontecem em todo o Brasil
- Namore alguém que se preocupa com o meio ambiente
- O caminho das pedras para fazer sua parte pela preservação ambiental
- Já pensou em fazer uma caminhada/corrida e ir catando lixo pelo caminho?
Que tal vir comigo nesse movimento?
Seguem algumas dicas fáceis fáceis de serem colocadas em prática:
- Usar sacolas reutilizáveis (as famosas ecobags) em vez das sacolas plásticas descartáveis fornecidas em supermercados (baterei sempre nesta tecla). Basta lembrar de levá-las sempre que for fazer compras.
- Substituir as tradicionais hastes plásticas de algodão por versões de papel ou até mesmo reutilizáveis.
- Levar uma garrafa de água ou caneca/copo reutilizável e um talher de metal ou madeira sempre com você. Dessa forma, evita-se o consumo de copos descartáveis e talheres de plástico em lanchonetes, restaurantes e também no ambiente de trabalho.
- Substituir a esponja sintética por bucha vegetal na limpeza da casa e também no banho.
- Substituir os tradicionais absorventes por absorventes de pano, calcinhas absorventes ou copo coletor.
- Comprar alimentos a granel, como grãos, cereais, nozes e legumes, em vez de produtos embalados em plástico.
- Levar sacos de tecido ou recipientes reutilizáveis para fazer compras dos hortifruti.
- Troque produtos descartáveis por versões reutilizáveis, como canudo de metal, guardanapo de tecido, lâminas de barbear , dentre outros.
- Optar por cosméticos e produtos de higiene sem embalagens plásticas. Você pode procurar por marcas que ofereçam produtos em embalagens de papel, vidro ou materiais biodegradáveis. Isso inclui itens como xampus, sabonetes, cremes dentais e produtos de limpeza.
- Optar por alternativas sustentáveis, como papel reciclado e tecidos reutilizáveis para embalar presentes e fazer decoração de festas.
Essas são algumas possibilidades para que possamos, por meio de nossas pequenas ações, mudar hábitos que podem melhorar muito a condição do planeta.
>>> Eu sou Ana Zattar e comando o perfil @anacatacomigo no Instagram, que traz dicas de sustentabilidade e educação ambiental.