Presentes para Curitiba: a inauguração da Pirâmide Solar do Caximba

Família Folha na inauguração da Pirâmide Solar do Caximba. Foto: Arquivo PEssoal

No dia do aniversário da cidade de Curitiba, a convite da Prefeitura Municipal, tive o prazer de presenciar a inauguração da primeira usina solar em aterro, a Pirâmide Solar do Caximba. Uma ação inovadora da cidade de Curitiba, com parceria e tecnologia de outros países (Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos) que vai gerar uma economia de R$ 2,65 milhões por ano aos cofres do município, o que representa 30% dos gastos de energia de todos os prédios públicos municipais.

O empreendimento é grandioso, importante e veio para mudar a vida de uma população, trazer novas possibilidades, perspectivas e ainda inspirar transformação a outras cidades do Brasil e do mundo.

Segundo a Agência Estadual de Notícias, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, explicou que a iniciativa é uma solução ao passivo ambiental criado após a desativação do aterro, já que o local não pode ser utilizado como área residencial, comercial ou industrial. “Estamos vendo um lugar que era passivo ambiental, um aterro sanitário que ninguém queria ver, agora transformado em um ativo ambiental, um exemplo para o Brasil e o mundo”, disse.

+ Veja maisEmpreendedorismo sustentável é social, ambiental e econômico; conheça hábitos sustentáveis

Foi incrível escutar sobre as pesquisas, as parcerias, as tecnologias, as informações que fiquei muito feliz em saber sobre.

Ao final voltamos todos para nossas casas motivados e esperançosos por mudanças. Temos que promover mudanças em nós. Uma atitude grandiosa como essa, a inauguração de um parque fotovoltaico, pode e deve inspirar as outras pequenas mudanças individuais em todos os cidadãos da cidade capital dos ODS.

Alinhados ao combate das mudanças climáticas, cada cidadão tem as suas próprias pequenas atitudes a serem realizadas em seu ambiente (casa, trabalho, e onde mais seu raio de atuação alcançar).

+ Viu essaOnde doar esponjas, caixas de leite, tampinhas, meias usadas e outros recicláveis?

Nesse dia do aniversário de Curitiba, um dos maiores presentes recebidos é Pirâmide Solar do Caximba, um Parque Fotovoltaico. É mais um passo dado em direção à sustentabilidade. É o futuro no agora e em cada dia que segue devemos presentear a cidade com atitudes amigas do meio ambiente.

Que tal trocar o copinho de plástico ou canudo de uso único por itens permanentes?

Que tal usar aquela ecobag esquecida na gaveta em casa?

Que tal separar os resíduos adequadamente?

Que tal ir à pé ou de bike de vez em quando?

Que tal fazer jus ao título de cidadão que habita a Capital Ecológica e presenteá-la com essas pequenas e grandiosas atitudes?

+ Leia também: Devolver a pulseira do show do Coldplay é fazer parte de uma “causa”

É um presente onde todos ganham!!! PARABÉNS, CURITIBA!!! PARABÉNS, CURITIBANOS. Feliz aniversário de 330 anos!

#FontesRenováveis #Curitiba330Anos #PlacaSolar #Sustentabilidade

>>> Saiba mais neste link


Ana Zattar comanda o perfil @ana_cata_comigo no Instagram e traz dicas de sustentabilidade e educação ambiental

Voltar ao topo