O planeta está no forno e nós estamos apertando o botão

2024 entrou para a história como o ano mais quente já registrado, ultrapassando, pela primeira vez, o limite de segurança para o planeta. A temperatura média global atingiu alarmantes 1,6ºC acima dos níveis pré-industriais, um marco preocupante na escalada do aquecimento global.

Impactos do Aquecimento Global

As mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global estão afetando todos os aspectos do nosso planeta, desde o clima e os ecossistemas até a saúde humana e a economia. Algumas das consequências mais graves incluem:

Eventos climáticos extremos – Ondas de calor mais intensas e frequentes, secas prolongadas, tempestades mais violentas e aumento do nível do mar.

Perda de biodiversidade – Espécies de plantas e animais estão lutando para se adaptar às mudanças nas condições climáticas, o que pode levar à extinção em massa.

+ Veja mais: Projeto busca conscientizar sobre impacto de ações sociais

Insegurança alimentar – A produção de alimentos é afetada por eventos climáticos extremos, o que pode levar à escassez de alimentos e à fome.

Deslocamento de populações – As mudanças climáticas estão tornando algumas áreas do mundo inabitáveis, o que está forçando as pessoas a migrarem para outras regiões.

Problemas de saúde – O calor extremo e a poluição do ar causada pelas mudanças climáticas podem levar a problemas de saúde, como doenças respiratórias e golpes de calor.

Xô, motosserra! Você também pode ajudar

Catástrofes Recentes

Os impactos do aquecimento global já estão sendo sentidos em todo o mundo. 2024 foi um ano de extremos climáticos alarmantes, com chuvas intensas devastando cidades inteiras no Rio Grande do Sul e na Espanha, que enfrentou a pior tempestade de sua história. Os Estados Unidos sofreram com a pior temporada de furacões já registrada, enquanto chuvas torrenciais na África causaram centenas de mortes e transformaram a paisagem do deserto.

Em contraste, secas extremas castigaram o Norte do Brasil, deixando comunidades isoladas e sem água. Incêndios florestais de grandes proporções consumiram vastas áreas do Brasil, encobrindo o país em fumaça por meses.

Racismo ambiental: você sabe o que é?

O Canadá experimentou uma onda de calor sem precedentes, com temperaturas recordes provocando mortes e incêndios.

China, inundações catastróficas desabrigaram milhões e causaram prejuízos incalculáveis. O degelo acelerado no Ártico e na Antártida continuou a ameaçar a vida selvagem, enquanto o branqueamento em massa de corais na Grande Barreira de Coral, na Austrália, colocou em risco um dos ecossistemas mais importantes do planeta.

“É triste e em desequilíbrio”: Prefeitura retoma obras da Arthur Bernardes

E 2025 já começou com queimadas destruidoras em Los Angeles e arredores que forçaram evacuações em massa, destruindo casas e áreas verdes.

Atuando Contra as Mudanças Climáticas

Combater as mudanças climáticas requer uma ação global coordenada. Se 2024 já foi um ano tenso e carente de atitudes de nós cidadãos, 2025 não nos dá outra alternativa que não a de mudar nossos hábitos de sustentabilidade e de exercício efetivo de nossa cidadania. Chega de teoria e bora para a prática. O pedido de paz, alegria, amor e prosperidade na virada do ano não pode vir acompanhado de uma praia (areia e mar) que amanhece repleta de lixo e sujeira.

Cada um de nós deve fazer a sua parte para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos do aquecimento global. Algumas medidas simples que podemos tomar incluem:

  • Economizar energia: Desligar luzes e eletrodomésticos quando não estiverem em uso, usar lâmpadas de LED e reduzir o consumo de água.
  • Reduzir as emissões de carbono: Optar por transporte público, bicicleta ou a pé, evitar voos desnecessários e consumir menos carne.
  • Apoiar fontes de energia renovável: Investir em energia solar, eólica e outras fontes limpas de energia.
  • Preservar as florestas: As florestas desempenham um papel crucial na absorção de carbono da atmosfera.
  • Cobrar do poder público: Exigir políticas públicas mais ambiciosas para combater as mudanças climáticas.

>>> Confira uma lista com mais dicas nesse link: Combate às mudanças climáticas é cada vez mais urgente

Movimento SOS ARTHUR BERNARDES

Um exemplo inspirador de ação contra as mudanças climáticas é o movimento SOS ARTHUR BERNARDES. Esse movimento surgiu em Curitiba como uma resposta da comunidade à ameaça de corte de centenas de árvores, incluindo araucárias centenárias, para a construção do novo Inter 2, um projeto de ampliação da linha de ônibus que prevê obras em diversos bairros da cidade.

Preocupados com o impacto ambiental e a perda de áreas verdes, moradores da região da Avenida Arthur Bernardes se organizaram para protestar contra a obra e pressionar a prefeitura por alternativas que preservem o meio ambiente. O movimento tem se destacado por sua atuação em diferentes frentes, como organização de eventos na área que está em risco, protestos, divulgação de informações sobre o projeto e seus impactos e busca incansável de diálogo com as autoridades em busca de soluções que minimizem os danos ambientais.

A mobilização vem ganhando força nas redes sociais e conquistou o apoio de ambientalistas, pesquisadores e figuras públicas, tornando-se um símbolo da luta pela preservação ambiental em Curitiba.

>>> Saiba mais em www.instagram.com/sosarthurbernardes

Movimento SOS Arthur Bernardes ganha força e alternativas são discutidas

O aumento da temperatura média global em 1,6 graus Celsius é um sinal de alerta para a gravidade da crise climática. Precisamos agir agora para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos do aquecimento global.

É assustador como 2024 foi marcado por tantos eventos climáticos extremos! É como se o planeta estivesse nos dando um ultimato, portanto cada um de nós tem um papel a desempenhar nessa empreitada, tanto ao adotar medidas simples em nosso dia a dia como cobrar do poder público ações mais efetivas.

Vamos juntos?


>>> Eu sou Ana Zattar e comando o perfil @anacatacomigo no Instagram, que traz dicas de sustentabilidade e educação ambiental.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo