Sabe aquele assunto que todo mundo pensa que todo mundo sabe? Mas pasmem, tem muita gente ainda que consegue sem dor nenhuma no coração realizar o descarte de casca de banana junto com uma latinha de alumínio, misturar restos de comida com papel bom, não se importar de enviar uma embalagem longa vida toda suja com restos de leite que vai azedando no trajeto que os resíduos fazem.

continua após a publicidade

Talvez ele chegue a uma cooperativa onde outras pessoas manusearão e você sabe bem como fica o cheiro de leite azedo de muito tempo, não é mesmo? Nada agradável. Talvez atraia vetores, como baratas e ratos. Ou talvez esse resíduo tome outro rumo e chegue na natureza, em local inadequado, como mares, rios ou o estômago de algum animal. Talvez o sufoque… ou então nada disso. Talvez “só ” entupa um bueiro…

Movimento SOS Arthur Bernardes ganha força e alternativas são discutidas

Talvez aquela garrafinha deixada no parque vá parar no mar ou por sorte, seja “capturada” na Ecobarreira do meu amigo Diego Saldanha… @ecobarreiradiegosaldanha

continua após a publicidade

Pois é, possibilidades!

E com essa “historinha” vamos nos indignando. Balançamos a cabeça concordando que separar resíduos de forma adequada para o melhor descarte é fundamental, mas na verdade não separamos. Ficamos deitados na fama da “Cidade Ecológica”, mas essa fama se faz com as atitudes de seus cidadãos. Puxa vida… e agora?

continua após a publicidade

Movimento SOS Arthur Bernardes ganha força e alternativas são discutidas

Somos ECOLÓGICOS NÃO PRATICANTES ((Não praticantes…hehehe…nunca entendi esse termo direito). E e por aí vai…

Achei pertinente retomar esse tema depois de um vídeo que recebi de um descarte inadequado feito em um condomínio onde supõe-se que todos ali saibam o be-a-bá da separação correta dos resíduos. Mas não foi bem assim.

Leia mais: Compostagem em casa: porque “reciclar” o lixo orgânico é tão importante?

Neste carrossel, você vai relembrar dicas práticas de como fazer essa separação de maneira simples. Vamos lá? Clique aqui para ver!

E se você achar oportuno, dê aquele toque no vizinho desinformado, no colega de trabalho que joga o miolo da maçã que ele levou no cesto de papel ou mande o link desse post pelo WhatsApp para aquele grupo que tem alguém que precisa de um lembrete!!!