Namore alguém que compartilhe seus valores ambientais

Em 2023 fiz um texto para a minha coluna na Tribuna do Paraná com o título: Namore alguém que… (clique aqui para ler)

Namore alguém que ame a natureza e que aprecie as pequenas e grandes maravilhas do mundo natural e esteja disposto a protegê-las. Juntos, vocês podem organizar mutirões de limpeza em ruas, parques e praias, ajudando a retirar o lixo acumulado e garantindo que esses espaços permaneçam limpos e saudáveis.

Que tal adotarem um pedacinho do mundo para cuidar? Aqui nós cuidamos da nossa própria rua, aqui no bairro mesmo, com olhar atento pelos caminhos que passamos. São atividades muito gratificantes para fazer juntos, fortalecer o relacionamento e fazer a diferença pelo meio ambiente.

Invasão do blog; em defesa dos protetores de animais de Curitiba

Namore alguém que tenha o hábito de reparar e consertar objetos em vez de descartá-los. Vocês podem aprender juntos técnicas de conserto, customização e upcycling, transformando itens que seriam jogados fora em verdadeiras obras de arte. Imagine a satisfação de dar nova vida a um móvel antigo ou criar lindas peças de decoração a partir de materiais reutilizados. Além de termos em casa peças únicas, acabamos também por economizar!!!

+ Veja mais: Transição capilar; abandonar químicos ajuda o meio ambiente

Que tal o cultivo de uma pequena horta em casa? Plantar ervas, hortaliças e até frutíferas pode ser uma ótima maneira de produzir alimentos mais saudáveis e reduzir a pegada ecológica do casal. Cuidar das plantinhas juntos, compartilhar receitas (temos um arquivo de receitas salvos no instagram) e saborear os frutos do próprio cultivo são experiências que fortalecerão o vínculo do casal. Aqui o manjericão virou protagonista e molho pesto está frequentemente em nosso cardápio.

Namore alguém que tenha o hábito de usar a bicicleta ou te chame para ir a pé para se deslocar sempre que possível. Essas escolhas não apenas diminuem a emissão de gases poluentes, mas também são atividades saudáveis e ótimas oportunidades de explorar a cidade e criar novas memórias afetivas. Que tal fazer planos de mais passeios em ciclovias, parques e trilhas?

+ Leia mais: O que fazer, como cidadão comum, para combater as mudanças climáticas

Namore alguém que prefira planejar viagens mais próximas de casa em vez de destinos distantes. Optar por explorar a natureza e a cultura da sua própria região é uma forma muito mais sustentável de viajar. O casal pode descobrir belos parques, cachoeiras, museus e festividades locais, reduzindo significativamente a pegada de carbono das viagens.

Além disso, apoiar o turismo regional ajuda a fortalecer a economia local e a preservar as tradições da comunidade.

+ Leia mais: Compostagem em casa: porque “reciclar” o lixo orgânico é tão importante?

Enfim, NAMORE ALGUEM QUE compartilhe de seus valores ambientais e esteja disposto a adotar estilos de vida sustentáveis, juntos, passinho a passinho, de mãos dadas, levando para o outro aquela tampinha que viu caida na rua. Assim, o casal pode construir um relacionamento amoroso, que também contribua para a preservação do planeta e que atue no combate às mudanças climáticas globais.

A temperatura que deve subir não é a do planeta.


>>> Eu sou Ana Zattar e comando o perfil @anacatacomigo no Instagram, que traz dicas de sustentabilidade e educação ambiental.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo