Festa de aniversário sustentável e sem resíduos é possível?

Nesse domingo, 30 de março, estive no aniversário dos gêmeos Mimi e João, filhos da minha amiga de infância Luciana Esmanhotto. Celebraram a vida dando exemplo de como é possível festejar com alegria e respeito ao planeta.

Ao entrar no salão, fui recebida por um ambiente acolhedor e cheio de detalhes que faziam a diferença. Porta-retratos contavam a história desde o berço até agora. Painel com fotos traziam lembranças – daquelas que deixam o coração quentinho. Os vasos e enfeites de mesa eram o resultado de um processo de upcycling, transformando itens que seriam descartados em peças charmosas e funcionais. Garrafas de vidro decoradas com flores naturais brancas, que ao final da festa poderiam ser compostadas, dispensando o uso de plástico e reduzindo o impacto ambiental.

Não é mais uma projeção de futuro: tragédias climáticas já são história

A festa dos gêmeos mostrou que é possível refletir sobre a importância de repensarmos nossos hábitos e buscarmos alternativas mais sustentáveis para celebrar. Está ao alcance de todos nós. Pequenas mudanças que fazem grande diferença.

Utilizar copos de vidro em vez de descartáveis, optar por guardanapos de tecido que podem ser lavados e reutilizados e vídeos rodando na TV com as lembranças de vida são exemplos de mudanças inteligentes, condizentes com o que o presente espera de nós. Além disso, a festa mostrou que é possível utilizar itens que já temos em casa para compor a decoração, como móveis e utensílios, reduzindo ainda mais a produção de resíduos. A beleza das flores frescas, que adornavam os vasos de upcycling, também nos faz pensar sobre a importância da valorização da natureza e da busca de alternativas que não gerem resíduos.

+ Leia mais: Chuva, medo e prejuízo no Santa Quitéria: moradores culpam obras da prefeitura

A celebração da vida, como demonstrado no aniversário de Mimi e João, pode e deve coexistir com a responsabilidade ambiental. A redução da produção de resíduos em festas é uma tendência e uma necessidade urgente. O planeta pede socorro e quando adotamos atitudes amigas do meio ambiente, como as adotadas na realização dessa festa, contribuímos para um futuro mais verde e consciente. E digo mais: ficou muito chic! Ficou lindo!

+ Veja mais: Queda de árvore em bairro Curitiba bloqueia importante avenida. Veja fotos!

Que a alegria de nossas celebrações seja sempre acompanhada de muito amor, de cuidado com o meio ambiente, de vida e de natureza.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo