Dezembro verde: mês de conscientização contra o abandono de animais

O último mês do ano também é um momento para refletirmos sobre o cuidado e a proteção dos animais. O Dezembro Verde nos lembra da importância de combater o abandono e promover a adoção responsável. Infelizmente muitas pessoas viajam e decidem literalmente se livrar de seu animalzinho.

Só que ele sozinho nas ruas fica totalmente perdido, confuso e a mercê da sorte, buscando desesperadamente por um rosto familiar e um gesto de bondade. Em seu peito, o sofrimento é palpável, uma dor silenciosa que só quem já foi amado e depois esquecido pode entender. Cena triste e real…

Racismo ambiental: você sabe o que é?

Desde 1998 o abandono de animais domésticos é crime, de acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro desse mesmo ano, que trata de crimes ambientais.

De acordo com a Organização mundial da saúde (OMS), no ano de 2022, existiam cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas do Brasil, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões, cães. Em 2023, o país teve cerca de 184.960 animais abandonados ou resgatados por maus-tratos. Em 2024, a estimativa é que o número de animais abandonados ou resgatados supere 185 mil.

“É triste e em desequilíbrio”: Prefeitura retoma obras da Arthur Bernardes

E nos meses de ferias esse número do abandono tende a crescer (em média30%). O animal, antes acostumado ao carinho e proteção, agora enfrenta a solidão de ruas desconhecidas, cercado por barulhos ameaçadores e cheiros estranhos. A insegurança é constante, cada sombra parece esconder um novo perigo, e a fome e a sede se tornam suas companheiras.

O que realmente me assusta no Halloween

Em alguns casos eles não sobrevivem pois correm riscos de serem atropelados, de se envolverem em brigas com outros animais, de falta de água e comida, de contrair doenças dentre outros.

Como você pode ajudar?

1) Conheça o trabalho dos grupos de proteção animal.

2) Ajude, se puder, doando ração, casinha e cobertores (as vezes temos em casa e não usamos mais – faça a energia circular).

3) Participe dos eventos que essas ONGs promovem (bingos, bazares, feiras, festival de pastel, dentre outros).

4) Arrecade recicláveis. Algumas dessas ONGs recebem algum tipo de material reciclável, como tampinhas plásticas e de metal, papel e lacres de alumínio cuja sua venda reverte-se em recurso para os cuidados animais.

5) Ajude na divulgação pelas redes sociais – curta, comente, compartilhe. Muitas adoções e reencontro de animais perdidos acontecem no meio virtual.

6) Se for o caso, adote um animaizinho de forma responsável.

7) Doe notas fiscais sem o CPF para as ONGs.

8) Faça lar temporário.

9) Não compre animais.

10) Compartilhe, curta e comente posts dessa natureza para que alcancem mais pessoas!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo