Microplasticos são encontrados na placenta humana. Rochas de “plástico” são descobertas no litoral brasileiro. Plásticos e microplásticos são encontrados no solo, nos oceanos e no estômago de animais.
Manchetes e artigos como esses estampam as mais variadas mídias do mundo todo. Mídias que também estão noticiando as informações quentíssimas do Carnaval, que em muitos lugares, volta na mais nova versão pós pandemia.
Lemos uma notícia, depois lemos a outra e muitas vezes não conectamos as informações de forma eficaz para transformarmos em ações com escolhas mais transformadoras (para melhor) da nossa sociedade.
+ Leia mais: Tribuna estreia coluna sobre cuidados com o meio ambiente e dicas práticas de sustentabilidade
Quando lemos que microplástico é encontrado até na placenta humana, porque continuamos a achar normal que usemos em nossas fantasias, adereços e maquiagens um microplástico brilhante? Sim, sinto informar-lhes, mas purpurina e glitter são microplásticos! Aquele material lindo e atraente é um grande vilão para o meio ambiente.
Vamos pensar em uma possível trajetória dele:
- compramos a purpurina
- colocamos em nossa pele e saímos nos bloquinhos, bem felizes.
- chove.
- A purpurina escorre, a água leva o microplástico (tão micro que a gente nem a vê indo embora) para o nosso meio.
Ela pode pegar até um atalho por bueiros até chegar no solo, rios, lagos e mares. E se não chover no percurso do rio, o banho ao chegar em casa se encarregará de levar o microplástico ao meio ambiente
NÂO TEM SAÍDA. Precisamos mudar esse cenário e isso só é possível com mudanças de nossas atitudes.
Talvez para alguns seja uma escolha difícil, mas precisamos fazer algo. Existe a possibilidade da purpurina ecológica, já disponível em algumas lojas. Há quem já tenha buscado essa alternativa e brada: “ahhh, mas é mais caro”.
Então eu te digo que o preço já está muito caro e de qualquer forma, já estamos todos pagando! A conta vem e não temos escapatória.
Outras formas de brilhar nesse Carnaval é:
1 – Reutilizar fantasias de outros anos, aderindo a um consumo mais consciente. (“Precisa mesmo comprar uma fantasia nova?”)
2 – Levar seu copo de uso permanente, evitando assim, o de uso único. Algumas festas já disponibilizam com o acessório para pendurar no pescoço. (Só pra matar a curiosidade de vocês, o meu é retrátil e levo sempre na bolsa. Olha ele aí embaixo).
3 – Repensar o uso de alguns produtos: “precisa mesmo de confete e serpentina? Hoje mesmo ouvi uma reportagem dizendo que esses produtos estão em falta no Brasil todo. Mas tem uma saída para quem tem paciência: juntar folhas secas de arvore e fazer seu próprio confete com furador…(sinceramente, eu prefiro abrir mão dos confetes).
4 – Levar seus resíduos com você se estiver passando o Carnaval na praia. Deixe a areia limpa.
5 – Utilizar os filtros do Instagram caso você tenha muita vontade de uma make com muito brilho!!! Hehehe (é bem isso que eu irei fazer).
Se cada um de nós se propuser a melhorar as escolhas, a manter a mente aberta às mudanças e a buscar a compreensão desse cenário de possibilidades, com certeza estaremos na direção certa para brilharmos não só no Carnaval, mas em todos os dias do ano
>>> Siga meu perfil no Instagram (Ana Cata Comigo) para mais posts, fotos e vídeos