Culturalmente, desde pequena a carne fazia parte do cardápio da família, bem como o tradicional churrasco. Hoje em dia a carne vermelha já não faz mais parte da minha vida. Fui me embrenhando no universo da sustentabilidade e não sei nem explicar como foi acontecendo a aversão à carne – eu ja sentia diferença no cheiro dela. Daí parei. Reduzir o consumo de carne e optar por uma alimentação mais baseada em vegetais pode ajudar a reduzir as emissões de gases do efeito estufa e a contribuir para um mundo mais sustentável.
+ Viu essa? Conheça os programas socioambientais que atuam na causa dos animais em Curitiba
2) Utilização de transportes alternativos
Desde 2018, quando minha filha fez 18 anos e teve seu próprio carro, eu comecei a me sentir incomodada em ter 2 pessoas com carro e com vidas e rotinas independentes na mesma casa. Resolvi vender meu carro e até hoje (2023) eu me organizo com transportes alternativos, coletivos, compartilhados e em muitas ocasiões eu vou a pé.
+ Veja mais: Empreendedorismo sustentável é social, ambiental e econômico; conheça hábitos sustentáveis
Claro que a minha situação permite, pois estou trabalhando em home office. Portanto, analisando o meu cenário, ter dois carros só iria aumentar as nossas despesas. Ao nos organizarmos com um, tivemos uma rotina compartilhada, com varias caronas e almocinhos combinados, economia de seguro, IPVA e manutenção, além de contribuímos com a mobilidade urbana. Essas práticas podem ajudar a reduzir a poluição e a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
3) Redução drástica e significativa do consumo de plástico descartável (de uso único):
Levo sempre em minha bolsa itens que me auxiliam a ter essas boas praticas, como copos permanentes, canudos de metal, talheres reutilizáveis, sacolas de tecido (ecobags) que nos permitem reduzir significativamente o consumo do plástico. Bexigas, glitter e E.V.A. foram banidos da minha vida.
4) Compras em brechó
Nunca imaginei que acharia coisas tão legais, de boa qualidade e muito mais baratas. Hoje já aderi a essa prática, e quando preciso (sim, eu disse preciso) eu corro primeiramente a um brechó…por amor ao meu dinheiro e ao meio ambiente.
+ Viu essa? Onde doar esponjas, caixas de leite, tampinhas, meias usadas e outros recicláveis?
5) Compostagem
Virou minha paixão e considero minhas minhocas meus “pets” (hehehe). Além de aproveitar os resíduos orgânicos, reduzindo o pacotinho de lixo na coleta da cidade, compostar abraça também outras boas práticas como cultivo de horta.
Mas eu te alerto, não composte, pois é viciante e apaixonante 🙂
Ana Zattar comanda o perfil @ana_cata_comigo no Instagram e traz dicas de sustentabilidade e educação ambiental