Olá. Sou a Carolina Soto, a Carol do RH.
Com quantos anos você começou a trabalhar? Alguns irão responder que foi muito cedo, outros que foi tarde, outros dirão que no tempo certo! Hoje vamos falar sobre o programa Jovem aprendiz que dá oportunidade de aprendizagem profissional e, muitas vezes, o primeiro emprego para muitos jovens estão à espera de uma oportunidade e não veem a hora de ter a idade mínima para poder trabalhar e ter seu próprio salário.
Para a legislação trabalhista a idade mínima que uma empresa pode contratar é de 16 anos de idade, mas com ressalvas. Trabalhadores com idades entre 16 e 18 anos não podem trabalhar em locais periculosos, insalubres e tampouco trabalhar no horário noturno que corresponde das 22:00 até às 05:00.
Em meu instagram, posto dicas e outras informações sobre emprego, carreira e dicas para profissionais do departamento pessoal e RH, me segue lá!
E menores de 16 anos podem trabalhar?
Sim! A partir de 14 anos de idade, o jovem pode trabalhar na condição de Aprendiz.
A maioria das empresas deve cumprir a cota de aprendizagem que varia entre 5% a 15% em relação aos trabalhadores existentes no estabelecimento e cujas funções demandam formação profissional.
>> TRIBUNA EMPREGOS: Veja vagas de emprego de Jovem Aprendiz, assistente, vendedor e muito mais!
Como funciona o programa Jovem Aprendiz?
Um dos principais objetivos do contrato do aprendiz é a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Por isso uma de suas particularidades é manter o jovem em constante aprendizado, fazendo parte desse período de contratação, uma escola de aprendizado onde o jovem aprendiz poderá sair formado tecnicamente na área de Administração, Logística, Informática entre outros. Veja quais são os direitos do Jovem Aprendiz:
- Registro na Carteira de trabalho;
- Salário com base no mínimo nacional ou regional;
- Vale -transporte;
- Recolhimento de FGTS de 2%.
- Carga horária de 4 a 6 horas por dia.
Veja também: Dicas para se dar bem em entrevistas de emprego em tempos de pandemia
Em 2019 o governo do estado do paraná, criou o programa Cartão Futuro, que incentiva a contratação de jovens aprendizes priorizando os que estejam em situação de maior vulnerabilidade. O programa prevê a subvenção econômica (apoio financeiro) no valor de R$300,00 por novo aprendiz para a empresa contratante até o final do contrato do jovem.
Os jovens são o futuro do nosso país. É preciso apoiá-los, capacitá-los, orientá-los para que sejam bons cidadãos, bons profissionais. Empresário, entre em contato comigo para saber como contratar um Jovem Aprendiz ou tirar dúvidas sobre o programa!
“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”
Esopo
Se não quer perguntar no RH da sua empresa, pergunte para a @carol.dorh
Quero te convidar para conhecer também outros conteúdos que publico no site Te Faz Bem, falando sobre vida, trabalho e fé! Acesse!